Título: Vendas crescem e vagas no setor industrial do Rio batem recorde
Autor: Isabel Kopschitz
Fonte: O Globo, 28/10/2004, Economia, p. 24

As vendas reais (descontada a inflação) da indústria do Estado do Rio cresceram 4,3% em setembro em relação a agosto, ou 0,40% com ajuste sazonal, e 9,1% na comparação com o mesmo mês de 2003. Os setores de material de transporte, com expansão de 53,60%, e material elétrico (16,92%) foram os maiores responsáveis pelos resultados.

Já os postos de trabalho cresceram pelo oitavo mês seguido. Com o avanço de 0,47% sobre agosto, já foram abertas 15,4 mil vagas este ano ¿ o melhor desempenho desde 1992, início da série histórica. Em 2000, único ano com saldo de empregos (diferença entre contratações e demissões), a indústria criou 5.788 vagas. Os dados foram divulgados ontem pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

¿ A produção industrial está crescendo, o que estimula a criação de empregos ¿ explica Luciana de Sá, chefe de Pesquisas Econômicas da Firjan.

Ela prevê que as vendas devem aumentar 10% este ano sobre 2003, ano da recessão no país, quando o setor industrial do Rio teve retração de 0,3%.

Confiança do industrial já é igual à do período pré-apagão

Apesar do aquecimento industrial, a massa salarial dos trabalhadores caiu 0,33% em setembro sobre o mesmo mês do ano passado. O recuo, explica Luciana, deve-se a uma reposição salarial insuficiente.

¿ A recuperação do poder aquisitivo do funcionário, que está estagnada desde julho, pode comprometer o processo de reaquecimento da atividade industrial ¿ alerta a economista.

Já a utilização média da capacidade instalada em setembro somou 80,26% (contra 79,57% em setembro de 2003). O total de horas trabalhadas, entretanto, foi 1,06% menor do que em agosto, devido à redução do número de dias úteis.

Para Luciana, se a taxa básica de juros (Selic) ¿ em 16,75% ao ano ¿ for elevada por mais tempo do que os três próximos meses, o desempenho da indústria do Rio será significativamente comprometido. Mas o empresário industrial fluminense está mais confiante em relação à sua situação econômica atual e às perspectivas para o futuro. É o que mostrou o índice de confiança, também divulgada pela Firjan, que registrou 60,9 pontos em outubro ¿ o maior nível desde janeiro de 2001 ¿ ficando 10,7% maior do que no mesmo mês de 2003. O indicador varia de zero a cem.