Título: PREVI DIZ QUE CLÁUSULA DEU EQUILÍBRIO AO ACORDO
Autor: José Casado
Fonte: O Globo, 14/08/2005, O País, p. 11

Fundos conseguiram participação no comando e privilégios na venda de empresas

O presidente da Previ, Sérgio Rosa, afirmou que o contrato assinado com o Citigroup ¿ bem como a cláusula que torna o negócio obrigatório mesmo diante de eventuais empecilhos legais ¿ foi necessário para que as fundações firmassem um acordo de acionistas equilibrado na Brasil Telecom e outras cinco empresas controladas pelos fundos de investimento que eram geridos pelo Opportunity. Em entrevista ao GLOBO, Rosa disse que a cláusula de obrigatoriedade protege o grupo americano, em troca de uma associação que garantiu aos fundos de pensão participação no comando e condições privilegiadas na venda dos ativos:

¿ O Opportunity tentou comprar o fundo do Citigroup. Se comprasse, ele e o Citi teriam mais de 51% das empresas. Se eles têm maioria e eu não tenho acordo de acionistas, a participação dos fundos não valeria nada. O equilíbrio do acordo é que o Citi reconhece os direitos econômicos dos fundos brasileiros.

Pelo contrato, já tornado público, o Citi se comprometeu a vender sua parte nos ativos somente junto com os fundos. Em contrapartida, se não houver interessados, o Citi pode obrigá-los a comprar sua participação, sem hipótese de desistência. Segundo Rosa, os contratos estão de acordo com a legislação vigente.