Título: SERVIDORES DO INSS DISCUTEM HOJE SE ACEITAM ACORDO PARA FIM DA GREVE
Autor: Enio Vieira
Fonte: O Globo, 15/08/2005, O País, p. 5

Acerto prevê compensação de dias parados e bônus para funcionários

BRASÍLIA. Os sindicatos estaduais dos servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) discutem hoje se aceitam ou não o acordo prévio, fechado sábado com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, para encerrar a greve da categoria. A paralisação durou 72 dias e a tendência é que os funcionários confirmem em reunião plenária em Brasília o acerto, que prevê uma bonificação de R$140 milhões a ser dividida entre os servidores (60% para ativos e 40% para aposentados). A intenção é reabrir os postos de atendimento quarta-feira.

Se for aceito, o acordo prevê o aumento de duas horas diárias no atendimento à população e de três horas aos sábados para realização de trabalhos internos. O Ministério da Previdência Social estima que em três ou quatro meses os processos acumulados durante a greve sejam colocados em dia.

Pelas contas do governo, os servidores do INSS deverão ter um aumento bruto nos salários entre 7,3% e 12,8%, sem contar um reajuste de 8,5% negociado pelos trabalhadores em dezembro do ano passado. O aumento será incluído na folha de salários de janeiro.