Título: VALE A PENA A PERSISTÊNCIA
Autor: Eliane Oliveira
Fonte: O Globo, 15/08/2005, Economia, p. 12

Economia global está aquecida

BRASÍLIA. A despeito da perda de rentabilidade das exportações brasileiras, o mercado internacional está bem aquecido, com o dinamismo das economias americana e chinesa e a boa cotação de commodities importantes na pauta, como café e minério de ferro. Por isso, a maioria dos pequenos exportadores está lutando com unhas e dentes para não perder mercados conquistados com tanto sacrifício.

¿ Existe, sim, queda na rentabilidade por causa do câmbio. Isso é dito por todos os empresários, que estão concentrando suas exportações para gerar volume e parando de mandar pequenas quantidades para outros mercados ¿ diz o diretor-executivo da Agência de Promoção das Exportações (Apex), Juan Quirós.

Há 347 projetos financiados ou em análise pela Apex de setores que representam 63% da pauta de exportações. Quirós garante que a cultura exportadora já atingiu as empresas menores:

¿ Quem está exportando hoje não vai parar. Muitos estão ajustando seus preços, mesmo com a queda da rentabilidade, para manter seus mercados.

Alguns empresários estão se associando ou formando consórcios e arranjos produtivos locais (APLs) para ganhar escala e aproveitar os benefícios fiscais. Jailson Lira, que representa os produtores de uvas do Vale do São Francisco, afirma que os exportadores estão fazendo de tudo para driblar as dificuldades:

¿ Com barreiras e o protecionismo lá e a falta de infra-estrutura, o prejuízo é grande. Estamos tentando compensar a perda de rentabilidade exportando em maior quantidade. (Eliane Oliveira)