Título: PSDB DISCUTIRÁ 2006 EM REUNIÃO EM NOVEMBRO
Autor: Claúdia Lamego e Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 14/08/2005, O País, p. 15

Serra e Alckmin são hoje os mais cotados para a disputa

SÃO PAULO. O PSDB ainda procura tratar com cautela qualquer assunto relacionado à eleição presidencial de 2006. O cuidado, no entanto, não diminui a articulação de dois dos principais caciques paulistas que disputam, dentro do partido, uma vaga para concorrer à Presidência. Apoiados principalmente pelo bom desempenho nas pesquisas de intenção de votos, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da capital, José Serra, são cotados hoje como os mais prováveis candidatos tucanos para disputar a eleição para presidente no ano que vem.

Em conversas reservadas, Serra não mantém mais o discurso firme da campanha de 2004, de que ficaria no cargo de prefeito pelos quatro anos. Apontado em uma pesquisa da Datafolha como o candidato com maiores chances de derrotar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Serra repete que não é hora de antecipar a sucessão presidencial, mas não afasta a possível renúncia do cargo, caso a sua popularidade continue em alta. Mas tem falado como candidato e acompanhado atentamente os trabalhos das CPIs em Brasília.

Prefeito e governador disputam tempo na TV

A decisão de um ou de outro, contudo, só deve ser tomada no fim do ano. O PSDB reunirá toda a cúpula em novembro em torno da convenção nacional para debater a sucessão de Lula. Até lá, Serra e Alckmin se dividem entre as administrações municipal e estadual e as estratégias para conquistar apoios internos a suas candidaturas.

O secretário-geral do PSDB, deputado Bismarck Maia, diz que o partido pretende cumprir o calendário eleitoral antes de definir nomes. Para ele, Serra e Alckmin são ¿grandes candidatos¿. O deputado avalia ainda que a crise no governo fortalece os quadros internos.

¿ Nossa atenção está voltada para o problema que o país está vivendo. É claro que Serra e Alckmin são grandes candidatos ¿ disse Bismarck.

Dentro do PSDB, no entanto, Serra e Alckmin já estariam travando um duelo para aproveitar ao máximo o tempo de TV à disposição do partido. Em dez meses à frente da Prefeitura de São Paulo, Serra tem mostrado sua atuação com mais freqüência do que Alckmin. Este, por sua vez, aumentou o número de visitas a cidades do interior de São Paulo e a outras capitais, na tentativa de fazer seu nome mais conhecido no Brasil.

Uma candidatura do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso não é descartada. Em recente almoço no Clube São Paulo com empresários, ele teria ouvido apelos para considerar a possibilidade de disputar mais uma eleição.