Título: NOVAS EMPRESAS VÃO ACIRRAR CONCORRÊNCIA
Autor: Geraldo Doca
Fonte: O Globo, 14/08/2005, Economia, p. 27-28

BRA e TAF têm no preço grande trunfo para conquistar consumidor

A guerra de tarifas no mercado doméstico de aviação ficará mais acirrada com a entrada de pelo menos duas empresas que operam em sistema de vôos charter (fretados) no segmento de vôos regulares (com horários definidos de partida e chegada nos aeroportos). A BRA, com sede em São Paulo, e a TAF, de Fortaleza, vão entrar na disputa com as companhias TAM, Varig, Gol e a novata WebJet em outubro. Quem ganha é o consumidor, que terá mais opções de preços.

A WebJet, que começou a funcionar em junho, já conquistou clientes como a publicitária Renata Ros. Atraída pelo preço ¿ R$168 para qualquer destino da companhia, que voa para Brasília e Porto Alegre, partindo do Rio e de São Paulo ¿ Renata também se surpreendeu com o atendimento.

¿ O preço foi, sem dúvida, o principal atrativo. Viajei do Rio para Brasília a trabalho e me surpreendi com o atendimento, semelhante ao de uma Varig, por exemplo. Espero que a empresa logo amplie o número de destinos ¿ diz Renata.

Nos planos da WebJet até o fim do ano estão vôos para Curitiba, Florianópolis, Salvador e Recife. Tudo vai depender da demanda do mercado, segundo o presidente da companhia, Rogério Ottoni.

A BRA, de vôos charter, passará a ser uma empresa regular até o início de outubro, afirma o presidente da empresa, Humberto Folegatti. Segundo ele, a maioria dos vôos será regular, mas a empresa vai continuar fretando aviões. Os preços, diz Folegatti, serão de 30% a 40% menores que os da concorrência. Com nove aviões Boeing, a BRA deverá ampliar a frota ainda este ano para 14 aeronaves.

¿ Para que essa política de preços exista, não teremos sala VIP, cartão de milhagem e outras frescuras que só elevam os preços. A empresa terá vôos partindo de São Paulo e do Rio para Brasília, Goiânia, Porto Alegre, Curitiba e Salvador, entre outros. Atendemos em charter cerca de 30 cidades e isso deverá se manter nos vôos regulares ¿ diz.

Já a TAF, que liga Fortaleza aos principais aeroportos do Nordeste e desde 1957 atua no segmento de cargas e táxi aéreo, vai continuar mantendo o foco na região quando se tornar uma empresa regular. A empresa tem 12 aviões.