Título: Aldeia dos cúmplices¿ teme saída israelense
Autor: Renata Malkes
Fonte: O Globo, 14/08/2005, O Mundo, p. 34-35

Moradores recorrem à Suprema Corte na tentativa de conseguir tratamento igual ao dado aos colonos judeus

SHIRAT HAYAM, Faixa de Gaza. Não são apenas os colonos judeus que desafiam o governo Sharon com sua resistência à retirada unilateral da Faixa de Gaza. Espremidas entre a cidade palestina de Rafah e a fronteira com o Egito, 350 famílias do povoado árabe de Dahania temem não só por suas casas e empregos em áreas agrícolas, mas também por suas vidas. A maioria dos árabes da aldeia ganhou cidadania israelense por cooperar com os serviços de inteligência de Israel.

Hoje tidos como traidores pela Autoridade Nacional Palestina, os árabes de Dahania temem ser linchados ou até mesmo aniquilados quando Israel fechar o último portão de Gaza.

¿ Não quero sair. Quero um governo israelense, tenho carteira de identidade israelense. Israel não pode nos deixar aqui à mercê da Autoridade Palestina. Lá nunca vai haver democracia, não há leis, ninguém poderá nos proteger. Morei aqui toda a vida e se não tenho afinidade com o Hamas, o Fatah e a Jihad Islâmica, não tenho o que fazer sob um governo palestino. Eles vão nos aniquilar ¿ desabafou ao GLOBO, por telefone, Abed Ashtiwi, de 38 anos, porta-voz do povoado.

Dahania foi criada em 1975 como uma forma de proteger os antigos informantes egípcios e palestinos que ajudaram as forças de Israel durante os anos da ocupação israelense na Península do Sinai, devolvida ao Egito em 1979. Conhecida em Israel como a ¿aldeia dos cúmplices¿, o local é considerado território militar fechado e os habitantes têm de pedir autorização ao Exército para se locomover dentro da Faixa de Gaza. Além dos cidadãos israelenses, há ainda em Dahania uma pequena parcela de moradores com carteiras de identidade vermelhas, indicando que vão pertencer a um futuro governo palestino.

¿ Mesmo quem tem carteira de identidade vermelha prefere ficar em Israel e continuar trabalhando na agricultura. Nos últimos quatro anos, a situação aqui é muito difícil por conta da intifada. Se Israel sair, para os colonos vão dar uma indenização milionária e para nós, nada. Apóio Sharon, mas se é para sair de Gaza também queremos nossa indenização ¿ protestou.

A tentativa dos moradores de escapar do futuro governo palestino em Gaza chegou à Suprema Corte de Israel. Pelo menos 74 habitantes de Dahania deram entrada numa ação reivindicando os mesmos direitos dos colonos judeus a serem removidos no próximo mês. Alegando sofrer risco de vida caso passem a morar na futura Palestina, eles pedem o direito de morar em uma nova colônia dentro do território israelense e de receber indenização para sair de suas casas. A briga judicial deve se arrastar pelos próximos meses, segundo o Ministério da Defesa.