Título: `IMPEACHMENT NUNCA É BOM¿, AFIRMA RENAN
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 16/08/2005, O País, p. 4

SÃO PAULO. A hipótese de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que poderia ser provocado pelas denúncias de corrupção no governo, foi afastada ontem pelos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e do Superior Tribunal de Justiça, Edson Vidigal. Responsável pela condução do processo que terminou na cassação do presidente Fernando Collor de Mello, em 1992, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sidney Sanches também disse que não vê semelhanças nas denúncias que envolvem o atual governo com as irregularidades cometidas por Collor.

¿ Na ocasião do Collor, as denúncias recaíam justamente sobre o presidente. Além disso, havia uma grande indignação popular por causa do confisco da poupança. Agora, apenas se suspeita que o presidente (Lula) pode saber de irregularidades no financiamento de sua campanha ou na obtenção de recursos ¿ disse Sanches.

Renan Calheiros e Vidigal cobraram mais explicações de Lula sobre as denúncias de corrupção no governo.

¿ Impeachment nunca é bom para ninguém. Além disso, (impeachment) exige que haja mais prova, maioria congressual e respaldo da sociedade ¿ disse Renan.

Para Vidigal, falta ao presidente Lula dizer ¿o que está entalado¿.

¿ Parece que a nação quer ouvir mais. Falta convicção na fala dele. Parece-me que ele tem mais o que dizer, principalmente o que está entalado.

Perguntado sobre a possibilidade de cassação do fundo partidário do PT, disse:

¿ Não vejo razão para se cassar o PT, mas é possível que aconteça (cassar) com os fundos partidários.