Título: Severino diz que está preparado para a Presidência da República
Autor: Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 16/08/2005, O País, p. 4

Presidente da Câmara teria de convocar eleição indireta em 30 dias

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), disse estar preparado para assumir a Presidência da República e convocar eleições, mas espera que isso não aconteça porque prejudicaria a estabilidade do país. Severino afirmou que ainda não vê motivos para a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas defendeu a punição caso haja provas de sua participação no esquema de corrupção. No caso de impedimento do presidente e do vice, José Alencar (PL), o presidente da Câmara assumiria e teria que convocar eleições indiretas em 30 dias.

¿ Temos que esperar alguma prova real contra o presidente. Se ele participou, temos que puni-lo, e a punição é o impeachment. Espero que isso não aconteça, porque precisamos é de estabilidade, e isso criaria uma situação difícil para o país. Mas, se acontecer, tenho que fazer cumprir o que reza a Constituição. Assumiremos e faremos a convocação das eleições no Parlamento para que seja eleito um novo presidente ¿ disse.

Severino afirmou que está preparado para tudo:

¿ Assumi a Câmara e mostrei que estou desempenhando à altura minha função.

`Se Dirceu tem culpa, vai ter de pagar¿

Severino disse ver evidências da culpa do ex-ministro e deputado federal José Dirceu (PT-SP) no esquema de corrupção:

¿ Diante das denúncias e da maneira como estão sendo encaminhadas, a evidência é de que ele (Dirceu) tem alguma culpa. Se tem, vai ter que pagar. A cassação é uma punição, mas depende do plenário. Não dá para prever o que vai acontecer.

Perguntado se a CPI pode terminar em pizza, brincou:

¿ Só conheço pizza em restaurante.

Ao comentar o pronunciamento de Lula, o deputado afirmou que ele ainda não disse tudo o que a sociedade quer ouvir:

¿ Ele iniciou (o pronunciamento), mas não terminou. Não precisava citar nomes. Ele foi traído por aqueles que viviam mais próximos a ele. Ele foi traído, ninguém é traído sabendo.

Severino esteve na Firjan, onde recebeu do presidente da entidade, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, proposta de emenda constitucional para a convocação de uma Assembléia Nacional Constituinte, que discutiria, entre outras, a reforma política.

Em palestra para representantes da Câmara França-Brasil, Severino destacou a importância da estabilidade e apelou aos empresários para não deixarem de investir no Brasil. Disse que vai reunir os líderes do Congresso para retomar as votações.

Em evento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) no Rio, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, comentou a afirmação de Severino de que estaria pronto para a Presidência:

¿ Ele tem um grau de irracionalidade muito grande ¿ afirmou. Segundo ela, não é bom, na conjuntura de crise, ter componentes de irracionalidade.

¿ O momento é de ter cabeça fria e pés no chão.

COLABOROU Mariza Louven