Título: PT OUVE HOJE EXPLICAÇÕES DE DELÚBIO
Autor: Ricardo Galhardo
Fonte: O Globo, 16/08/2005, O País, p. 5

Esquerda do partido quer Dirceu, Genoino e mais 7 na comissão de ética

SÃO PAULO. O bloco de parlamentares de esquerda do PT vai propor hoje à executiva nacional a abertura de processo, na comissão de ética do partido, contra nove petistas suspeitos de corrupção. Na lista estão dois ex-presidentes do PT: o deputado José Dirceu (PT-SP) e José Genoino. Hoje a comissão de ética ouvirá o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, que pode ser expulso do PT.

¿ Não é só o Delúbio, não¿ disse o deputado Ivan Valente (PT-SP), um dos líderes do bloco de esquerda. ¿ O Delúbio está praticamente fora (deverá ser expulso). É um caso óbvio. Queremos que a comissão de ética investigue todos os envolvidos.

Além de Dirceu e Genoino, estão na lista os deputados João Paulo Cunha (SP), Paulo Rocha (PA), Professor Luizinho (SP), José Mentor (SP), João Magno (MG), Josias Gomes e o ex-secretário de Comunicação do PT Marcelo Sereno. A relação de nomes ainda não está fechada.

A comissão é responsável por investigar desvios entre os filiados. É o primeiro passo para punições que podem ir da suspensão à expulsão. Valente, a exemplo do secretário-geral do PT, Ricardo Berzoini, defende a graduação das responsabilidades.

¿ Queremos uma comissão de ética com direito de defesa e que aponte responsabilidades diferentes ¿ afirmou.

Pedidos precisam de aprovação da executiva

Os pedidos precisam de aprovação da executiva nacional, que se reúne hoje em Brasília, e sexta-feira em São Paulo. A esquerda petista propôs o envio dos nomes dos envolvidos à comissão de ética na última reunião do diretório nacional, sábado passado. A proposta foi rejeitada graças a uma manobra estatutária do senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

A esquerda acredita que, com o agravamento da crise depois do depoimento de Duda Mendonça à CPI dos Correios, a proposta tem mais chances de ser aprovada.

Hoje, a comissão de ética ouve Delúbio e suas oito testemunhas de defesa, cujos nomes são mantidos em sigilo. Segundo pessoas que tiveram acesso à relação, entre as testemunhas estão presidentes de diretórios estaduais e municipais e nenhum parlamentar, dirigente ou ex-dirigente nacional.

¿ Ele não relacionou os graúdos para que eles não se tornem suspeitos ¿ disse uma fonte petista.

A coordenadora da comissão de ética, Lene Teixeira, disse que pretende adiantar o andamento dos trabalhos.

¿ Fizemos um plano de trabalho e vamos entregar um parecer até o dia 28 ¿ disse ela.

O objetivo é dar munição ao diretório nacional, que deve se reunir antes do fim do mês, para punir Delúbio.