Título: GUERRILHA USA VACA-BOMBA NO IRAQUE
Autor:
Fonte: O Globo, 16/08/2005, O Mundo, p. 26

Assembléia Nacional adia votação da Constituição para a próxima semana

BAGDÁ. Depois do carro-bomba, do caminhão-bomba e da motocicleta-bomba, a insurgência iraquiana inovou ontem com uma nova arma: a vaca-bomba. Utilizando a carcaça de um animal morto, os guerrilheiros explodiram um caminhão de um comboio que passava em Dujail, matando o motorista turco.

Em Bagdá, a Assembléia Nacional do Iraque prorrogou por uma semana o prazo para a aprovação da Constituição do país diante da incapacidade dos negociadores de chegarem a um acordo sobre o texto, que deveria ter sido votado até ontem à noite.

Com isso, os legisladores sunitas, xiitas e curdos têm mais sete dias para discutir o grau de autonomia que as regiões terão de Bagdá e como gerenciarão seus recursos naturais. Se nenhum acordo for alcançado, a Assembléia Nacional será dissolvida para que se convoquem novas eleições. Alguns políticos procuraram minimizar as divergências.

- Convenhamos, isto é um sucesso. Não estamos matando uns aos outros - ponderou o Ministro de Gabinete, Barham Saleh, um curdo.

A decisão do adiamento foi tomada às 23h40m, apenas 20 minutos antes do fim do prazo. Os membros da Assembléia Nacional votaram unanimemente a favor.

- Não houve desapontamento porque fizemos muito - argumentou o presidente Jalal Talabani. - A Constituição deve ser redigida cuidadosamente para evitar erros no futuro.

Num dia de muita violência, 26 pessoas morreram numa série de atentados. Dois guarda-costas do vice-presidente xiita Abel Abdel Mehdi foram assassinados num ataque a bomba. Eles escoltavam familiares do vice, que escaparam ilesos. Por outro lado, cinco insurgente morreram num ataque a um posto militar do Exército iraquiano em Chorgat, 300 quilômetros ao norte de Bagdá, e outros três num enfrentamento com a polícia.