Título: Milhares de palestinos fazem festa nas ruas
Autor:
Fonte: O Globo, 16/08/2005, O Mundo, p. 26

Abbas considera a operação 'um passo histórico' mas inicial, e defende o fim total da ocupação israelense

CIDADE DE GAZA. Milhares de palestinos festejaram ontem a remoção dos colonos israelenses da Faixa de Gaza, vangloriando-se de ter vencido a luta contra a ocupação e proclamando sua determinação a obter a desocupação da Cisjordânia. O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, considerou a retirada um passo histórico, e defendeu o fim total da ocupação israelense.

Israel planeja manter a grande maioria de seus assentamentos na Cisjordânia. Enquanto o ministro de Defesa israelense, Shaul Mofaz, reafirmava a decisão do governo de continuar lutando "para libertar" o território - onde vivem 230 mil colonos israelenses e 2,4 milhões de palestinos - Abbas afirmava:

- A retirada israelense é um passo importante e histórico, mas só o primeiro passo.

Mais incisivos, representantes de movimentos palestinos deixaram claro que não abandonarão as armas se Israel não deixar também a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, que palestinos pretendem transformar na capital de seu sonhado Estado independente.

Refugiados alimentam esperança de voltar

Na cidade de Gaza, centenas de militantes do grupo extremista Hamas saíram às ruas encapuzados, armados e erguendo cartazes com frases como "O sangue dos mártires permitiu a libertação". Já a Jihad Islâmica e o Fatah celebraram a retirada com marchas.

- A ocupação é mantida na Cisjordânia e em torno da Faixa de Gaza, e portanto a resistência deve conservar suas armas - disse Khaled al-Batsh, dirigente da Jihad Islâmica.

Em Ain al-Hilweh, o maior campo de refugiados palestinos no Líbano, multidões de moradores gritaram "Hoje Gaza, amanhã Jerusalém". Muitos ergueram rifles e apresentaram danças tradicionais.

- A retirada me dá esperança de que os israelenses saiam do resto das terras palestinas e nós possamos voltar para nossas casas - disse o morador Yasseen Ibrahim.

www.oglobo.com.br/mundo