Título: Valério diz que pagou dívida de campanha de Ciro
Autor: Rodrigo Rangel
Fonte: O Globo, 16/08/2005, O País, p. 9

Publicitário e ministro afirmam que dinheiro foi usado pelo PT, mas empresário nega: 'Não foi o que ouvi na época'

BRASÍLIA. O empresário Marcos Valério de Souza afirmou ontem que os R$457 mil que repassou ao ex-secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional Márcio Lacerda serviram para pagar dívidas da campanha de Ciro Gomes à Presidência, em 2002. A afirmação de Valério, em entrevista por telefone ao GLOBO, contradiz a versão apresentada por Ciro.

Em nota distribuída no início do mês, o ministro dissera que o dinheiro teve como destino a agência de publicidade New Trade, a mesma que fez sua campanha, mas que o pagamento seria referente a serviços prestados pela empresa na campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o segundo turno.

Valério confirma que deu dinheiro a publicitário

Valério confirma que o destinatário do dinheiro era o publicitário Einhart Jácome da Paz, dono da New Trade. Mas nega que o pagamento tenha relação com a campanha de Lula:

- O repasse foi para uma pessoa chamada Einhart, que fez a campanha de Ciro.

Perguntado se o pagamento tinha relação com a campanha de Ciro, ele respondeu:

- Na verdade era isso (...) Márcio Lacerda me procurou falando que esse Einhart, que tinha feito a campanha, iria me procurar. Ele me procurou e uma pessoa chamada Terezinha, que era financeira dele, ficou de receber o dinheiro.

Sobre a versão de que o dinheiro seria um pagamento de dívida da campanha de Lula, o empresário disse:

- Desculpe-me, mas não foi o que eu ouvi na época, não.

A assessoria de Ciro informou que ele não comentaria a afirmação de Valério e que Einhart era quem deveria responder se o dinheiro tinha relação com a campanha do hoje ministro. Procurado pelo GLOBO, o publicitário disse que sua empresa recebeu R$450 mil de Valério e reafirmou a versão de que o dinheiro referia-se a um débito pendente do segundo turno da campanha de Lula. Ele disse ter as notas fiscais, embora com a ressalva de que os documentos não atestam que o serviço foi prestado à campanha petista:

- Estão querendo prejudicar Ciro - afirmou o publicitário, que é cunhado do ministro.

Valério volta a atacar ex-chefe da Casa Civil

Na entrevista, Valério voltou à carga contra o ex-chefe da Casa Civil e deputado José Dirceu. Ele disse que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares não agia sem aval de Dirceu.

- Delúbio era um mero instrumento. Ele não tem poder de decidir, para fazer acordos que foram feitos. Ele foi usado por muita gente. Eu nomearia o próprio Zé Dirceu.

Valério disse ainda que o PT o abandonou. E que acredita que pagará sozinho:

- Alguém vai ter que pagar o pato e tem que ser este imbecil aqui. Ninguém melhor que o empresário, o Tiradentes aqui, para ser enforcado.