Título: CRISTOVAM BUARQUE ADIA SAÍDA DO PT
Autor: Cristiane Jungblut/Ilimar Franco/Cláudia Lamego
Fonte: O Globo, 16/08/2005, O País, p. 10

Senador se reunirá com bancada: 'Recebi apelos de Delcídio e Suplicy'

BRASÍLIA. A novelesca desfiliação do senador Cristovam Buarque (DF) do PT, prometida para ontem, ganhou mais um inesperado capítulo. Ele pretende se reunir hoje às 18h com a bancada petista do Senado antes de anunciar sua decisão. Cristovam diz que não volta atrás, mas ao mesmo tempo analisa os apelos dos colegas senadores. Diz que não quer causar feridas incuráveis nos militantes petistas que ainda o querem no partido.

- Eu tenho clareza de qual deve ser meu futuro político. Mas recebi apelos do líder Delcídio Amaral (PT-MS) e dos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Sibá Machado (PT-AC) para que, antes de comunicar essa minha decisão ao público, me reúna com a bancada - disse Cristovam.

Ontem de manhã, o senador já estava decidido a sair do PT. Sua assessoria de imprensa chegou a anunciar que ele falaria sobre o assunto durante discurso em homenagem ao deputado Miguel Arraes, morto no último sábado. O senador era o quarto inscrito para falar na tribuna do Senado, mas acabou se atrasando e sendo um dos últimos.

Cristovam: morte de Arraes deixa esquerda sem líder

No discurso, Cristovam ressaltou que Arraes, ao longo de sua carreira política, militou em quatro partidos diferentes "sem perder seus compromissos com as causas sociais". O senador lembrou que, com a morte de Arraes, não existe outro político de esquerda coerente, numa crítica indireta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cristovam é assediado principalmente por PDT, PV e PPS. Ontem, o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (PE), conversou com ele logo após o discurso no Senado. O prefeito do Rio, Cesar Maia, também o convidou para ingressar no PFL, mas Cristovam descarta completamente a idéia:

- Eu quero estar no lugar que me permita ter um papel útil na reaglutinação das esquerdas do Brasil. Nas forças que vão trazer de volta o encantamento e a esperança. Eu hoje não estou vendo qual dos partidos pode fazer isso.