Título: JEAN NÃO TERIA FUGIDO DA POLÍCIA, DIZ TV BRITÂNICA
Autor: Fernando Duarte
Fonte: O Globo, 17/08/2005, O Mundo/ Ciencia e Vida, p. 32

Relatório da investigação obtido pela ITV diz que brasileiro não usava casaco pesado nem mochila quando foi morto

LONDRES. A rede britânica ITV revelou ontem que o brasileiro Jean Charles de Menezes, assassinado por agentes do governo do Reino Unido no dia 22 do mês passado, não fugiu da polícia como foi noticiado. A rede teve acesso a um relatório da investigação e até mesmo a fotos que mostram que o brasileiro não correu dos policiais e não usava mochila ou um casaco suspeito, como foi alegado.

Numa reportagem de 15 minutos no principal telejornal da emissora, a ITV afirmou que a causa para a morte de Jean Charles foi um erro de identificação. Agentes acreditavam que o brasileiro era o suspeito Hussain Osman e teriam combinado que atirariam nele caso corresse.

Alex Pereira, primo de Jean, disse que a reportagem confirma o que a família já sabia.

- A polícia está inventando coisas desde o início. Dizíamos que ele não tinha por que correr. Está provado que a gente não estava mentindo, que ele usava sempre a jaqueta jeans. A reportagem é uma prova da barbaridade (que foi cometida) e é um bom começo para a nossa luta por justiça - afirmou Alex, que disse que os pais de Jean já sabem da reportagem.

Jaqueta de brim e calma ao descer escada de estação

A advogada Harrit Witrich - braço-direito da advogada da família do brasileiro, Gareth Peirce - participou do programa e disse que a reportagem contém informações importantes:

- É uma surpresa o vazamento. Mas comprova o catálogo de erros da polícia. Contraria a versão de que ele teria corrido.

O brasileiro estava usando uma leve jaqueta de brim, e não um casaco grande que poderia esconder explosivos e despertar suspeitas da polícia pelo fato de o dia estar quente para os padrões londrinos. Ele também não levava mochila e ou qualquer tipo de sacola.

Em contradição com uma versão muito difundida no Reino Unido, o brasileiro não teria saltado a roleta. Depois de passar pelo cavalete, ele ainda teria parado para pegar um exemplar do jornal gratuito do metrô. Depois teria caminhado até a escada que leva à estação e descido os degraus vagarosamente. Somente ao chegar perto do fim da escada ele teria visto que a composição estava na estação e correu para entrar nela.

Dentro do vagão, Jean se sentou. Segundo o relatório da investigação, a palavra "polícia" teria sido gritada e Jean se levantou. Um policial à paisana o abraçou, imobilizando seus braços. A ITV citou um trecho do relatório que seria a descrição do que aconteceu em seguida segundo a versão do policial que teria agarrado Jean.

"Eu o puxei de volta para o banco onde ele estava sentado antes. Então eu ouvi um disparo bem próximo à minha orelha esquerda e fui carregado para o chão do vagão".

A reportagem também afirma que, além dos oito tiros que atingiram o brasileiro, outros três disparos erraram o alvo.

COLABOROU: Fernando Duarte

Legenda da foto: JEAN CHARLES: morto no vagão do metrô e numa foto de álbum de família