Título: QUEDA DE AVIÃO NA VENEZUELA MATA 160 PESSOAS
Autor:
Fonte: O Globo, 17/08/2005, O Mundo, p. 30 e 31

MD-82 da West Caribbean Airways levava turistas franceses do Panamá à Martinica e caiu em área montanhosa após problemas com turbinas

CARACAS. No segundo acidente aéreo grave em apenas dois dias, um MD-82 da companhia colombiana West Caribbean Airways mergulhou numa zona montanhosa na Serra de Perija, na Venezuela, matando todas as 160 pessoas a bordo. A aeronave ia da Cidade do Panamá para Fort de France, capital da ilha caribenha francesa da Martinica, quando teve uma pane nos motores e tentou fazer um pouso de emergência na cidade de Maracaibo.

A queda ocorreu entre 3h30m e 3h45m (hora local) numa fazenda de gado perto da fronteira com a Colômbia, 836 quilômetros a noroeste de Caracas. O vôo era charter e levava, em sua maioria, funcionários do governo da Martinica e suas famílias, de férias no Panamá. Havia 152 passageiros - entre eles cinco crianças - e oito tripulantes a bordo.

- Vi uma imensa bola de fogo que foi caindo, caindo, até que se ouviu uma forte explosão - contou uma testemunha da tragédia, uma das maiores do gênero na América Latina nos últimos anos.

O Departamento de Aviação Civil da Colômbia informou que a WCA já foi multada várias vezes por excesso de peso nas aeronaves e treinamento falho de tripulações. Segundo as autoridades venezuelanas, o MD-82 teve problemas primeiro com uma das turbinas e pediu permissão para aterrissar no Aeroporto de Chinita, em Maracaibo. Logo em seguida, ocorreu uma falha na segunda turbina, causando a queda da aeronave.

Radar registrou queda abrupta da aeronave

O controle de vôo do Aeroporto de Maiquetía, em Caracas, registrou uma queda abrupta de dois mil metros por minuto logo após a segunda mensagem da aeronave avariada, quando se perdeu contato. Ontem à tarde, 56 corpos tinham sido recuperados. As autoridades venezuelanas anunciaram que uma das caixas-pretas foi encontrada.

Foi o segundo acidente este ano envolvendo uma aeronave da West Caribbean Airways, companhia fundada em 1998 na cidade de Medellín. Em março, um Let L-410 da WCA decolou da ilha de Providencia e não conseguiu ganhar altura, batendo num morro próximo à pista. Dois tripulantes e seis passageiros morreram no acidente. As autoridades de aviação colombianas afirmaram que a aeronave que caiu na Venezuela sofrera uma inspeção mecânica na segunda-feira.

- Há muitas variáveis que afetam uma aeronave em vôo e respostas serão fornecidas na investigação - disse o coronel Eduardo Montealegre, chefe interino do Departamento de Aviação Civil da Colômbia.

Em Paris, o ministro dos Transportes da França, Dominique Perben, disse que a aeronave que caiu ontem tinha sido inspecionada duas vezes recentemente em território francês e nada fora registrado de anormal.

A companhia anunciou que vai indenizar as famílias das vítimas, entre as quais havia oito tripulantes colombianos. Um passageiro, cuja identidade não foi revelada, não embarcou na aeronave e escapou da morte.

Chirac diz que França está de luto pela Martinica

O presidente da França, Jacques Chirac, disse ter sabido do acidente com "profunda emoção" e despachou o ministro dos Territórios de Ultramar, François Baroin, para a Martinica.

- A França está de luto - resumiu Chirac.

A pequena ilha da Martinica ficou abalada com a tragédia. Mais de uma centena de parentes das vítimas se dirigiram ao aeroporto de Fort de France em busca de notícias. O desespero era geral. A pequena localidade de Basse-Pointe, de quatro mil habitantes, perdeu 16 moradores, incluindo oito funcionários municipais.

- Há crianças que perderam o pai e a mãe - lamentou o prefeito Andre Charpentier.

Legenda da foto: SOCORRISTAS VENEZUELANOS buscam corpos das vítimas entre os destroços do avião na Serra de Perija