Título: PARA LULA, CRISE ESTÁ SOB CONTROLE
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 17/08/2005, O País, p. 14

Decisão da oposição agrada a presidente

BRASÍLIA. Em conversas reservadas e reuniões ontem no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou que a crise política, que havia atingido seu ponto mais alto na semana passada, voltou a ficar sob controle nos últimos dias. Ele considerou um fator positivo a decisão dos partidos de oposição, que descartaram na véspera a possibilidade de um processo de impeachment. Para o presidente, houve reconhecimento de todos os setores do Congresso de que a crise política tem que ter um limite. Neste caso, seria a normalidade do funcionamento do país, das instituições e da economia.

- A decisão dos partidos de oposição aponta para um caminho de racionalidade - avaliou Lula.

A posição do presidente foi compartilhada pelos ministros mais próximos. O ministro da Coordenação Política, Jaques Wagner, fez análise semelhante:

- Depois de um período de tensão, criou-se um ambiente correto, racional e de bom senso.

Por enquanto, Lula decidiu concentrar esforços para impedir que a crise contamine o Planalto. Só num segundo momento vai montar uma estratégia para recuperar a popularidade. Ontem, o vice, José Alencar, também rompeu o silêncio e mandou um aviso às oposições: podem "tirar o cavalo da chuva", pois as denúncias de irregularidades não o atingirão, nem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. (Luiza Damé, Cristiane Jungblut e Gerson Camarotti)