Título: FH AFIRMA QUE PRESIDENTE FOI OMISSO
Autor: Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 17/08/2005, O País, p. 14

Tucanos se reúnem em SP para discutir crise e traçar estratégias

SÃO PAULO e BRASÍLIA. O ex-presidente Fernando Henrique disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem sido omisso em relação às denúncias de corrupção no governo. Em entrevista ao "Jornal da Band", Fernando Henrique disse acreditar que Lula não tinha conhecimento sobre detalhes das irregularidades, mas afirmou:

- Quanto ao clima geral, basta ler jornal. Claro que isso não imputa responsabilidade penal ao presidente (...) Eu vou dizer uma coisa que não gostaria de dizer, mas me parece que ele está sendo mais omisso.

Sobre o pronunciamento de Lula na sexta-feira, disse:

- Ele não disse quem o traiu, por que foi traído, qual é a traição... Se ele considerar que já prestou as satisfações devidas, é problema dele. Politicamente, ele vai pagar as conseqüências disso. Ele provavelmente vai ter que enfrentar uma eleição daqui a um tempo e aí vai ver quem está satisfeito.

O ex-presidente também não mostrou qualquer disposição de ter um encontro com o presidente Lula.

A cúpula do PSDB decidiu convocar funcionários públicos concursados, ligados ao partido, da PF, da Receita e do Banco do Brasil, para colaborar com as investigações que estão sendo feitas na CPI dos Correios. Numa reunião de emergência, segunda-feira, em São Paulo, os tucanos decidiram adotar procedimento semelhante ao dos petistas no governo Fernando Henrique, porque estão preocupados com o que consideram incompetência e fragilidade da CPI para investigar os indícios de corrupção no governo Lula. Da reunião participaram FH, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra.