Título: HERANÇA EM MIAMI
Autor: Isabel Braga/Demétrio Weber
Fonte: O Globo, 17/08/2005, O País, p. 8

Álvaro Valle e Lamas compraram imóvel nos EUA

O ex-tesoureiro do PL Jacinto Lamas disse ontem que o ex-presidente do PL, embaixador de carreira e seis vezes deputado federal Álvaro Valle "foi uma personalidade a quem o país ainda não atribuiu o devido valor". Valle também foi dono de uma empresa em Miami, a Laudes Corporation, e de dois apartamentos comprados em nome de Jacinto Lamas na mesma cidade. Nem os apartamentos nem a empresa foram declarados por Álvaro Valle nas declarações de Imposto de Renda, segundo as cópias que entregou ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro em seu último mandato (1995-1999), obtidas pelo GLOBO.

A empresa Laudes Corporation - Laudes também era o nome da editora de que Álvaro Valle foi proprietário no Rio - funcionou de 1996 a 1999 na Flórida. Seu endereço, 2555 Collins Avenue, apartamento 1511, era o de seu primeiro apartamento, comprado em 1990. O imóvel foi registrado em nome de Jacinto Lamas, de acordo com a escritura guardada no arquivo do condado de Miami-Dade.

Trata-se de um apartamento de quarto e sala no condomínio Club Atlantis, que foi construído em 1982. O preço mínimo de um apartamento no condomínio oscila na casa dos US$500 mil (cerca de R$ 1,15 milhão). O condomínio fica à beira-mar, de frente para a badalada área sul da praia de Miami (South Beach), numa região conhecida como Corredor dos Milionários. O prédio tem piscina térmica, piscina comum, ar-condicionado e aquecimento centrais, sala de jogos, sala de ginástica e sauna, além de lavanderia coletiva e área social para eventos. Os apartamentos têm varanda, closet, lavadora de louça e sistema de aquecimento.

O apartamento 1511 foi comprado com financiamento do banco Home Savings of America. Posteriormente foi trocado por um de dois quartos, de número 2010, isto é, no 20º andar (o prédio tem 24 andares) do edifício. Também este apartamento foi registrado em nome de Jacinto Lamas.

Em 1999, o então tesoureiro do PL passou o apartamento 2010 para a Laudes Corporation para, no ano seguinte, quando Valle morreu, colocá-lo à venda, segundo o registro do arquivo do condado de Miami-Dade.

O comprador foi o italiano Stefano Carniato, que mais tarde o apartamento a uma mulher chamada Erika Twani, que continua sendo sua proprietária.

Como Álvaro Valle não declarou o apartamento à Receita Federal, não está claro se o dinheiro da venda ficou oficialmente com Jacinto Lamas ou não. O testamento de Valle, cuja maior parte beneficiou o então tesoureiro do PL, está lavrado no 2º Ofício de Notas e Protesto de Brasília.