Título: ESQUERDA PETISTA PERDE MAIS UMA E SETE ACUSADOS SE LIVRAM DE PROCESSO
Autor: Ricardo Galhardo/Flávio Freire
Fonte: O Globo, 17/08/2005, O País, p. 4

Comissão de sindicância vai apurar ligação de deputados com mensalão

BRASÍLIA. A executiva nacional do PT derrotou ontem proposta do grupo de deputados da esquerda da legenda que pedia abertura de processo disciplinar na comissão de ética do partido contra os sete deputados acusados de envolvimento com o mensalão - José Dirceu (SP), João Paulo Cunha (SP), Paulo Rocha (PA), Professor Luizinho (SP), João Magno (MG), José Mentor (SP) e Josias Gomes (BA). Além disso, a proposta, encabeçada pelo deputado Chico Alencar (RJ), pedia a suspensão da filiação dos parlamentares por 60 dias. Prevaleceu a força da tendência majoritária do partido e o projeto foi derrubado por nove votos contra e seis a favor.

Comissão tem até dia 27 para fazer investigação

A decisão da executiva foi criar uma comissão de sindicância, com quatro integrantes, que terá até o dia 27 deste mês para apurar o grau de participação dos deputados com o esquema. Para acirrar a luta interna no PT, os representantes do chamado Campo Majoritário defenderam na reunião que essa investigação seja retroativa ao financiamento das campanhas petistas de 1998. A intenção seria acuar os parlamentares da ala esquerda, que pregam medidas mais drásticas, como a expulsão do ex-tesoureiro Delúbio Soares, por exemplo.

Em outra reunião petista, da bancada no Senado, o senador Cristovam Buarque (DF) decidiu atender os apelos dos colegas e permanecer no partido, pelo menos enquanto a crise estiver na fase mais aguda.

- Sair nesses dias poderia representar um adicional à instabilidade em que vive o presidente Lula. Decidi dar um tempo. Mas quero sair para avançar à esquerda e não dar argumentos para forças conservadoras que poderia usar isso num processo de desestabilização do presidente - afirmou o senador.