Título: TARSO TENTA EVITAR RACHA
Autor: Ricardo Galhardo/Flávio Freire
Fonte: O Globo, 17/08/2005, O País, p. 4

Dirigente diz que conta do PT está aberta

SÃO PAULO. O presidente nacional do PT, Tarso Genro, disse ontem que a nova direção do partido faz um esforço para evitar uma debandada de filiados e parlamentares. Segundo Tarso, a nova cúpula petista tem até 18 de setembro, quando ocorre o Processo de Eleição Direta (PED), para equilibrar as forças no PT e evitar um racha no partido. Depois de visitar o ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, seu adversário na disputa pela presidência do PT, Tarso sugeriu a abertura das contas de campanhas de todos os partidos políticos.

A visita faz parte do esforço de Tarso para reunificar o PT. Quadro histórico do partido, Plínio de Arruda Sampaio tem demonstrado descontentamento com o governo Lula.

- Plínio é patrimônio do PT e um companheiro estratégico para que possamos reconstruir e até refundar o partido. A expectativa é que não ocorra uma debandada - afirmou.

Perguntado sobre o pedido de reabertura de contas da campanha de Lula de 2002, Tarso sugeriu:

- As contas do PT estão abertas. Seria bom se abrissem todas as contas, né? Não só do PT. Não vamos nos iludir e achar que o que está sendo investigado é só o financiamento paralelo de campanha. O que está sob investigação é o que está por trás disso e é importante abranger uma época maior e não só o PT. Quem deu esse dinheiro?- disse Tarso.

Plínio pediu garantias a Tarso contra possíveis manipulações dos eleitores no PED. Segundo ele, são práticas normais candidatos pagarem transporte aos eleitores e quitarem dívidas de filiados com o partido em troca de votos.