Título: ADVOGADO FAZ LIGAÇÃO ENTRE JOGADORES E TRAFICANTE
Autor: Érika de Castro
Fonte: O Globo, 18/08/2005, Rio, p. 19

'Ele age como promoter dos encontros', diz inspetora. Marcelo Santoro foi intimado a prestar depoimento na Polinter

O advogado Marcelo Santoro de Carvalho, irmão de Mônica Santoro, ex-mulher de Romário, é, segundo a polícia, o principal elo entre Erismar Rodrigues Moreira, o Bem-Te-Vi, chefe do tráfico na Favela da Rocinha, e jogadores de futebol, entre outras pessoas famosas. Para a responsável pela investigação na Polinter, inspetora Marina Maggessi, "ele age como promoter dos encontros", fazendo o primeiro contato. Santoro já foi intimado pela polícia a prestar depoimento na segunda-feira na Polinter:

- A situação dele é complicada. É ele quem promove tudo. A gente observou que o primeiro contato, com todos os jogadores, é sempre feito pelo ex-cunhado de Romário.

Santoro aparece nas escutas telefônicas feitas pela Polinter, com autorização da Justiça, intermediando uma conversa do goleiro Júlio César com Bem-Te-Vi. Além de ter posto o goleiro para falar por telefone com o traficante, Marcelo aparece em outras gravações. Numa delas, chama Bem-Te-Vi para que ele fale com outros jogadores.

O chefe de Polícia Civil, delegado Álvaro Lins, ressaltou que quem faz a ligação de celebridades com bandidos pode estar cometendo crime.

- Se for comprovado que a ida dessas celebridades contribuiu para a venda de entorpecentes nessas áreas, pode ser caracterizado crime de associação para fins de tráfico.

Outro que será ouvido pela Polinter é o pagodeiro Gilson Dupan, do grupo Kiloucura, flagrado conversando num radiotransmissor com Bem-Te-Vi. Dupan disse ontem que foi à Rocinha no dia de seu aniversário para fazer um show na comunidade. Ele confirmou ter levado o vereador Jorge Mauro (PRTB) à favela:

- Me ligaram. Eu não sei se foi o Bem-Te-Vi, porque não dá para ver quando se liga, não tem câmera, não tem nada.

Numa das conversas gravadas, o cantor avisa a Bem-Te-Vi que está levando o vereador. Diz que leva seguranças e informa os carros com que o grupo está entrando na favela. O aparelho usado por Dupan está em nome de Gilson Paula de Melo, que seria irmão do artista. Ele também será intimado a depor.

A polícia informou que não intimará o vereador para depor. Já Romário será ouvido na segunda-feira. O nome do jogador foi citado na conversa de um taxista com um traficante da Favela da Maré. Na ligação, o motorista diz que viu o atacante do Vasco numa festa na Rocinha, onde estava Bem-Te-Vi.

Jorginho nega ligação com traficante

Para polícia, jogador não cometeu crime

O jogador Jorginho, da seleção brasileira de futebol de areia, prestou depoimento ontem na Polinter durante uma hora e meia e negou qualquer envolvimento com o traficante Bem-Te-Vi. O atleta disse que não foi a festas patrocinadas pelo tráfico e que freqüenta a favela para realizar trabalhos sociais com crianças. Segundo a polícia, o jogador depôs como testemunha e não será incriminado.

Jorginho - que aparece em escutas telefônicas usando o radiotransmissor de Bem-Te-Vi para chamar um amigo a participar de uma festa na Rocinha - afirmou que vai à favela há sete anos para fazer trabalhos sociais e participar de jogos beneficentes. Em depoimento, o jogador disse ainda que, às vezes, a convivência com o tráfico se impõe, mas que não há intimidade. De acordo com a polícia, o atleta teria dito que usou o radiotransmissor sem saber a quem pertencia e que seu projeto está sem patrocinadores há um ano por causa da guerra do tráfico na favela.

- Não vou parar com a ajuda às crianças. São pessoas carentes. É o meu projeto social que me leva à Rocinha. - se defendeu Jorginho.

Segundo o delegado da Polinter, Luiz Alberto Andrade, o projeto social de Jorginho não tem relações com o tráfico e a festa da qual o jogador participou não seria de um traficante, mas sim um churrasco beneficente após uma partida de futebol.

- Não há relação de proximidade entre eles. É normal depois de um jogo haver festas nas comunidades. Ele não cometeu nenhum crime - disse o delegado.

Legenda da foto: O JOGADOR Jorginho deixa a Polinter, onde depôs sobre o fato de ter usado o radiotransmissor de Bem-Te-Vi