Título: LULA COBRA GASTOS EM SANEAMENTO E INFRA-ESTRUTURA
Autor: Eliane Oliveira/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 18/08/2005, Economia, p. 26

Presidente quer que CEF se volte para as classes mais baixas

BRASÍLIA. A reunião ministerial realizada na última terça-feira foi marcada por cobranças e uma recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva: se há recursos disponíveis para as áreas de infra-estrutura, saneamento e habitação, é preciso gastá-los, para que os programas e projetos com conclusão prevista até o fim de 2006 sejam executados dentro do prazo. Caixa Econômica Federal (CEF) e BNDES foram os principais alvos da cobrança.

O encontro começou com um balanço da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre o que foi feito até agora nas três áreas. Segundo um ministro presente, Lula cobrou que a CEF se volte para as faixas de renda mais baixas no financiamento imobiliário. O presidente teria se queixado de que cerca de 70% dos recursos da Caixa se destinam às classes A e B, e determinado que se dê mais atenção às D e E.

Mantega, do BNDES, leva bronca de Lula

O presidente cobrou mais empenho do BNDES na captação de projetos e na aceleração dos desembolsos. A demanda por recursos está aquém do que deveria e isso, disse Lula, preocupa o governo, já que o país precisa crescer e o BNDES é uma importante fonte de recursos. Em tom de brincadeira, Lula deu uma bronca no presidente do banco, Guido Mantega.

- Mantega, cuidado para não gastar menos do que o (Carlos) Lessa, hein? - aconselhou o presidente, em alusão a um dos motivos que fizeram Luiz Fernando Furlan, ministro do Desenvolvimento, pedir a cabeça do antecessor de Mantega.

Em relação a saneamento, Dilma e Lula pediram mais rapidez na implantação do novo marco regulatório. Lula pediu "carinho" especial com as ferrovias Norte-Sul e Transnordestina e com o programa do biodiesel. Sobre a infra-estrutura na Amazônia, ressaltou-se a necessidade de avançar na remodelagem da BR-163 (que liga Santarém a Cuiabá) e de acelerar a resolução das questões ambientais para hidrelétricas e gasodutos.