Título: VARIG DEIXA DE VENDER BILHETES PARA CLASSE EXECUTIVA A PARTIR DO DIA 29
Autor: Érica Ribeiro
Fonte: O Globo, 18/08/2005, Economia, p. 26

Mudança vai render US$ 875 mil a mais por mês no caixa da empresa

A partir de 29 de agosto os aviões da Varig usados em vôos domésticos não terão mais assentos na classe Executiva, categoria intermediária entre a Econômica e a Primeira Classe, conforme antecipou Ancelmo Góis em sua coluna no GLOBO, ontem. A mudança nos aviões vai engordar em US$875 mil mensais o caixa da companhia, que está em processo de recuperação judicial. Nos vôos internacionais, a classe Executiva será mantida.

Os passageiros que compraram bilhetes antecipados para a classe Executiva estão sendo contactados pela companhia e informados da mudança. De acordo com a Varig, todos terão de volta a diferença do valor pago e serão acomodados na classe Econômica.

Segundo a empresa, a demanda de passageiros na classe Econômica aumentou de 70% para 84%, o que justificou a alteração nos aviões. Ainda de acordo com a Varig, 23% dos vôos domésticos deixam passageiros no chão por falta de espaço. O preço da passagem na Executiva da Varig costuma ser 20% superior na comparação com a tarifa cheia (bilhete mais caro) da classe Econômica.

Gol fecha 'code-share' com panamenha Copa Airlines

Os aviões 737-300, que tinham 120 lugares na classe Econômica, passarão a ter 136 lugares e os 737-400 passarão de 138 para 156 lugares. O único avião que ainda terá classe Executiva, porém com redução de 12 para oito assentos, é o 737-800, que também voa para Buenos Aires.

A Gol divulgou ontem um acordo de compartilhamento de vôos (code-share) com a Copa Airlines. O início das operações está previsto para 24 de agosto e as vendas começam nesta sexta-feira. O objetivo é oferecer mais opções de vôos e conexões entre o Brasil e o Panamá, incluindo diversos pontos nas Américas, por meio de um centro de distribuição de vôos diretos (hub) no Aeroporto Internacional de Tocumenm no Panamá, para 30 destinos em 20 países. A primeira etapa do acordo vai ligar vôos do Rio e São Paulo, operados pela Gol, com os vôos da Copa, de São Paulo ao Panamá.

Legenda da foto: AVIÃO DA VARIG: fim da Executiva vai aumentar o número de assentos, mas só vale para vôos domésticos