Título: ASSALTO: BC SABIA DE PANE EM CÂMERA, DIZ SINDICATO
Autor:
Fonte: O Globo, 18/08/2005, O País, p. 13

FORTALEZA. Uma das câmeras de vigilância eletrônica do caixa-forte do Banco Central de Fortaleza não estava funcionando no dia do assalto milionário à agência. O presidente do sindicato dos funcionários do BC, Ricardo Arruda, disse que a pane aconteceu cerca de três semanas antes do crime e que o fato era de conhecimento da gerência administrativa regional.

A Polícia Federal descobriu que uma empilhadeira bloqueava a visão de outra câmera que focalizava o lugar onde o bando abriu o buraco no cofre.

O presidente do sindicato disse que existem quatro câmeras no caixa-forte. A PF havia falado em três. Em vez de gravadas, as imagens eram somente exibidas em monitores. Apenas uma pessoa por turno ficava de olho nos monitores. Segundo Arruda, o sistema de vigilância tem cerca de 13 anos e está obsoleto.

O BC não confirma a informação da câmera com defeito, mas admitiu ontem que foi alertado para a necessidade de modernização do sistema de segurança eletrônica do BC em Fortaleza. No dia 14 de julho, a diretoria nacional baixou uma portaria dando início a um processo de licitação para renovar os equipamentos do prédio na capital federal e em todas as unidades regionais. Uma comissão de sindicância apura a participação de funcionários no roubo.