Título: Ex-aliados vão às ruas em Brasília contra Lula
Autor: Rodrigo Rangel
Fonte: O Globo, 18/08/2005, O País, p. 9

Manifestação promovida por sindicatos, PSOL e PSTU também teve caras-pintadas, mas de oposição à UNE

BRASÍLIA. Pelo segundo dia consecutivo, manifestantes ocuparam a Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Desta vez, o protesto foi contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Anteontem os caras-pintadas comandados pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela CUT preservaram o presidente, mas ontem houve até gritos de "Fora Lula".

A manifestação, promovida por sindicatos e partidos como PSOL e PSTU, reuniu entre 12 mil e 15 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, contingente maior do que o ato em favor de Lula. A PM havia contado dez mil pessoas na manifestação pró-Lula. Depois refez a conta e estimou em seis mil.

A marcha de ontem contra a corrupção e a política econômica teve a adesão de PPS, PCB, PDT e Prona, além de grupos do movimento estudantil que fazem oposição à UNE. O protesto foi organizado pela Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas), que agrega movimentos sociais e sindicatos rompidos com o governo, a CUT e o PT.

Jovens só de cuecas recheadas de dinheiro

O protesto de ontem também teve caras-pintadas. Os manifestantes exibiram bonecos do presidente Lula e de personagens do escândalo, como o deputado José Dirceu (PT-SP) e o empresário Marcos Valério. Um grupo de jovens foi apenas de cueca, carregando cópias de cédulas de real para satirizar o episódio do petista Adalberto Vieira da Silva, preso em julho num aeroporto de São Paulo.

Além de condenar o governo e chamar Lula de traidor, o protesto defendeu o rompimento do governo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o não pagamento da dívida externa.

Os manifestantes deram a volta na Esplanada dos Ministérios. Ao passar perto do Palácio do Planalto, cercado por policiais militares, pediram a saída de Lula. O presidente estava em Vitória da Conquista, na Bahia. Os manifestantes gritavam "Fora já, fora já daqui o Lula, o Congresso e o FMI" e "Olê, olê, olá, fora Lula!". O protesto se concentrou depois no gramado em frente ao Congresso, onde um boneco de Lula foi queimado.

Dos carros de som eram puxadas palavras de ordem que comparavam o escândalo atual ao que derrubou Fernando Collor: "Ô Lula, você sabia? Marcos Valério é o seu PC Farias". Não faltaram críticas e referências irônicas ao protesto da véspera, chamado de chapa-branca.

- A UNE não nos representa, porque optou por um lado que não é o lado da juventude - dizia Júlia Eberhardt, ex-diretora da UNE que abandonou a entidade em janeiro e agora lidera um movimento paralelo.

- O PT está demonstrando que é igual à direita, na política e nos métodos da corrupção - disse Marina Barbosa, presidente do Andes, o sindicato nacional dos professores de universidades federais.

Um grupo de manifestantes que invadiu o espelho d'água em frente ao Congresso jogou água nos policiais que faziam um cordão de isolamento para impedir que o protesto avançasse. Três pessoas acabaram detidas. Duas delas por desacato e a terceira, um adolescente de 16 anos, por atentado ao pudor. Vários adolescentes mostraram as nádegas durante o protesto.

Em São Paulo, passeata hoje da Paulista ao Centro

A Força Sindical, a Central Autônoma dos Trabalhadores (CAT), a Social Democracia Sindical (SDS) e a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT) farão passeata hoje em São Paulo. Os manifestantes se reunirão às 10h na Avenida Paulista e caminharão até o Teatro Municipal, no Centro. As centrais temem que a crise política afete as campanhas salariais do segundo semestre. No dia 6 de setembro está marcado outro ato, dessa vez na Praça da Sé.

Legenda da foto: MANIFESTANTES FANTASIADOS usam máscaras de Valdemar, Dirceu e Genoino e uniformes de presidiário