Título: 'SAI LOGO! MÃOS PRA CIMA!'
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 19/08/2005, O País, p. 3

Repórteres são abordados perto de apartamento

BRASÍLIA. Depois de três dias acompanhando a rotina do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, uma equipe do GLOBO foi abordada de maneira ostensiva, no fim da manhã de ontem, por seguranças da Câmara numa área pública, do outro lado da rua interna da quadra onde fica o prédio do deputado. Cinco homens aproximaram-se do carro alugado pelo jornal. Um deles, o mais exaltado e o único de óculos escuros, estava com uma pistola na mão direita e chegou gritando para o motorista e o repórter abandonarem o carro e se posicionaram com as mãos para o alto e de costas para serem revistados e encostados no carro.

- Sai! Sai! Sai logo! Mãos pra cima! Sai! - disse o homem armado.

A equipe do GLOBO identificou-se imediatamente, com crachás e carteiras funcionais, enquanto os seguranças revistavam o interior do carro, o bagageiro, o porta-luvas e até a autenticidade da placa. Nenhum deles se identificou. Fizeram vários comentários. Um deles disse que o momento político é tenso e que o carro deveria estar identificado. Eles chegaram a falar em ameaças de seqüestro contra políticos envolvidos no escândalo e um deles afirmou que a equipe teria cronometrado o tempo de abrir e fechar do portão da garagem, o que não ocorreu.

No setor de segurança da Câmara, foi aberto inquérito. A Casa informou que a segurança foi acionada pelo motorista do ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha, conhecido como Carlão. O relatório dos seguranças não faz qualquer referência ao uso da pistola por um deles.