Título: Escândalo leva Planalto a cancelar contratos com Duda Mendonça
Autor: Cristiane Jungblut/Regina Alvarez
Fonte: O Globo, 19/08/2005, O País, p. 4

Envolvimento do marqueteiro do PT com Valério inviabilizou renovação

BRASÍLIA. O escândalo envolvendo o PT e as contas em paraísos fiscais decretaram mais uma baixa: o fim da ligação entre Duda Mendonça e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo decidiu não renovar o contrato com a agência Duda Mendonça & Associados, que venceu ontem. A decisão sobre o contrato foi tomada numa reunião entre Lula e o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, responsável pela Subsecretaria de Comunicação de Governo (antiga Secom). A verba de publicidade da Presidência em 2005 é de R$131,8 milhões.

Duda foi o marqueteiro de Lula na campanha de 2002, mas o seu envolvimento no escândalo dos repasses de Marcos Valério inviabilizou a renovação dos contratos com a Presidência. Duda ficou com cerca de 50% da verba da Secom desde que o contrato foi assinado, em agosto de 2003.

A decisão de afastar Duda não foi tranqüila. Segundo um assessor do presidente Lula, ele resistiu muito a encerrar o contrato com o amigo por causa das denúncias envolvendo o PT. O presidente tem uma relação muito próxima e grande afinidade com o publicitário baiano.

O próprio Duda conversou com o ministro Dulci, tentando manter a conta da Presidência. Foi informado de que todos reconheciam sua competência e capacidade técnica, mas a situação era muito delicada.

Duda deve buscar ainda algum recurso jurídico para manter a conta da Secom, mas no governo a avaliação é de que o encerramento do contrato está alicerçado em aspectos jurídicos e na questão da imagem da agência e do marqueteiro, seriamente comprometida com a confissão do próprio Duda, de que recebeu R$15,5 milhões do esquema de Valério, sendo que R$10,5 milhões depositados numa conta no exterior.

Com a saída de Duda da Secom, permanecem atendendo à Presidência da República as agências Lew Lara e Matisse. Seus contratos, que vencem amanhã e no dia 1º de setembro, devem ser renovados.

O Palácio do Planalto chegou a discutir o encerramento dos três contratos e a realização de uma nova licitação, mas essa saída criaria problemas operacionais e talvez jurídicos para o governo. A Presidência ficaria por um período de seis meses, no mínimo, sem agência de publicidade e impossibilitada de tocar a política de comunicação num momento de crise.

Além disso, somente a agência de Duda Mendonça foi envolvida no escândalo do valerioduto. As outras duas não foram citadas, o que poderia resultar em recursos na Justiça contra a decisão do governo.

A realização de nova licitação para substituir a agência de Duda Mendonça ainda está sendo discutida no Palácio do Planalto. Duda mantém por enquanto outras duas grandes contas no governo. O contrato com a Petrobras vence em dezembro e o contrato com o Ministério da Saúde foi assinado em abril deste ano.

Legenda da foto: DUDA, QUE TINHA metade da verba de publicidade da Presidência