Título: PSDB ajuda PT a rejeitar convocação de doleiro
Autor: Adriana Vasconcelos
Fonte: O Globo, 19/08/2005, O País, p. 12

CPI dos Correios negou pedido para ouvir depoimentos de Toninho da Barcelona e também de Meirelles, do BC

BRASÍLIA. Com o reforço de alguns tucanos, que estrategicamente se ausentaram da sessão na hora da votação, o governo conseguiu impedir ontem que a CPI dos Correios aprovasse a convocação do doleiro Antonio Oliveira Claramunt, o Toninho Barcelona, do presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, e do ex-tesoureiro do PT Paulo Okamoto, que diz ter pagado suposto empréstimo de R$29 mil do PT ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Terça-feira, Toninho da Barcelona prometera apresentar mais detalhes à CPI sobre suas acusações contra petistas, entre eles o ex-ministro José Dirceu e o deputado José Mentor (PT-SP), e Meirelles.

O deputado Eduardo Paes (PSDB-RJ) foi um dos poucos tucanos que participaram das votações. Também foram rejeitados os requerimentos de preferência de votação das propostas de quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico de Okamoto, do publicitário Duda Mendonça, da sócia de Duda, Zilmar Silveira, e das empresas de Duda e Zilmar.

- A base do governo está dando demonstrações de que tem muito a esconder. Estamos assistindo ao início da operação abafa. Podem nos derrotar, mas amanhã a população saberá que a oposição quer investigar e o governo abafar - criticou o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA), autor dos requerimentos.

Bittar: 'Estamos votando contra uma molecagem'

A tropa governista reagiu imediatamente. Irritado, o deputado Jorge Bittar (PT-RJ) tentou justificar sua posição:

- Estamos votando contra uma molecagem! Vocês estão trabalhando o tempo todo para tentar envolver o presidente Lula nessa investigação.

Condenado a 25 anos de prisão por evasão de divisas, Toninho da Barcelona teve um pedido de delação premiada negado pelo Ministério Público.

A cooperação de tucanos e mesmo de alguns pefelistas para evitar um depoimento público de Toninho da Barcelona estaria sendo atribuída a suspeitas de que as denúncias do doleiro preso também poderiam atingir correligionários. Os petistas, no entanto, assumiram a linha de frente da ação para derrubar a proposta.

- Esse é o primeiro doleiro com especialização ideológica - reclamou o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

CPI aprova convocação de mais dois doleiros

O plenário também rejeitou a proposta do deputado ACM Neto de marcar para o próximo dia 24 o depoimento do ex-ministro Luiz Gushiken, cuja convocação já havia sido aprovada por consenso semana passada. À frente da Secretaria de Comunicação de Governo, Gushiken teria tido influência direta na licitação de publicidade vencida pelo empresário Marcos Valério de Souza nos Correios e mesmo sobre investimentos de alguns fundos de pensão. Ele nega.

Por iniciativa do sub-relator Carlos Abicalil (PT-MT), a CPI dos Correios aprovou o envio de 40 requerimentos para a apreciação da CPI do Mensalão. Entre eles está a convocação do presidente do grupo Opportunity, Daniel Dantas, que abasteceu a conta da SMP&B Propaganda com R$150 milhões. Foram aprovadas ainda a convocação de mais dois doleiros mineiros: Haroldo Bicalho e Jáder Kalid Antônio.

Legenda da foto: TONINHO BARCELONA: o doleiro, que está preso, fez acusações contra petistas mas sem dar provas