Título: ALARME FALSO DE BOMBA MOBILIZA PM
Autor:
Fonte: O Globo, 19/08/2005, O País, p. 12

Bolsa suspeita achada perto do Senado deflagrou operação policial

BRASÍLIA. Uma bolsa abandonada perto da entrada principal do Senado deflagrou uma operação policial ontem à tarde em frente ao Congresso Nacional. Havia suspeita de que o pacote pudesse conter explosivos. A operação mobilizou mais de 30 policiais. No fim, descobriu-se que não havia bomba alguma. Ainda assim, o material foi encaminhado para perícia.

A bolsa foi encontrada às 12h30m. O Esquadrão Anti- Bomba da Polícia Militar de Brasília foi acionado para averiguar a suspeita. Um dos policiais, com uma roupa especial, usou um braço mecânico para levar a bolsa até o gramado em frente ao Congresso.

Numa área isolada, bolsa foi explodida pela polícia

Por precaução, a polícia fechou o trânsito nas duas vias de acesso ao Congresso. Pediu ainda para que as pessoas se afastassem das vidraças. Com a área isolada, a bolsa foi explodida. Seria uma maneira de induzir a explosão, caso houvesse realmente explosivos ali dentro, mas os policiais concluíram que não havia. O material foi encaminhado para perícia no Instituto Nacional de Criminalística, da Polícia Federal. A operação durou mais de três horas.

O barulho da explosão provocada pela polícia assustou quem estava nos arredores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que participava de um evento do outro lado da pista, no Palácio do Itamaraty, tomou um susto, embora tivesse sido alertado pelos seguranças.

O presidente olhou, preocupado, para o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. No momento da explosão, Lula recebia o presidente de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes.

Legenda da foto: COM UM BRAÇO mecânico, policial retira bolsa suspeita em Brasília