Título: PAULINHO, DA FORÇA SINDICAL, LIDERA PROTESTO CONTRA LULA
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 19/08/2005, O País, p. 13

'Ô Lula, você sabia, o Zé Dirceu é o seu PC Farias', cantaram manifestantes em São Paulo

SÃO PAULO. Acusado de ter desviado recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e do programa de reforma agrária, o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, liderou ontem em São Paulo protesto com mais de 2 mil pessoas contra a corrupção no governo Lula. Embalados por frases como "O Lula vai, o Lula vem, e não faz nada por ninguém" e "Ô Lula, você sabia, o Zé Dirceu é o seu PC Farias", os manifestantes não pediram o impeachment do presidente.

Paulinho, no entanto, disse que a entidade pode mudar o tom caso apareçam "novos elementos" até dia 6, data de novo protesto, na Praça da Sé. Segundo o sindicalista, o ato contará com a participação de integrantes do PSDB paulista e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em São Paulo.

- Só pediremos o impeachment se até lá surgir algum elemento novo para isso. E pelo andar da carruagem.... - disse.

Sessenta policiais acompanham manifestação

Acompanhados por 60 policiais, os manifestantes caminharam dez quilômetros, entre a Avenida Paulista e a praça Ramos de Azevedo. A maioria das pessoas foi "convidada" a participar do evento antes de entrar nas fábricas onde trabalham. Como compensação, os sindicalistas garantiram que o dia perdido seria abonado como folga.

Em meio ao protesto, a mulher de Paulo Pereira da Silva, Elza Costa Pereira foi agredida por PMs. Segundo o capitão PM Valmir Martini, a confusão se deu porque Elza teria agredido uma policial no instante em que ela tentava evitar que os manifestantes ocupassem todas as pistas da Rua Xavier de Toledo.