Título: EXECUTIVOS CONSIDERAM LULA INEXPERIENTE
Autor: Cristiane Jungblut/Gerson Camarotti/Luiza Damé
Fonte: O Globo, 19/08/2005, O País, p. 14

Clientes do Ibope ouvidos em uma pesquisa estão, no entanto, otimistas com a economia

SÃO PAULO. Executivos de empresas clientes do Ibope consideram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva inexperiente, incompetente e sem condições para gerenciar. Segundo pesquisa divulgada ontem durante o 1º Fórum Ibope Brasil 2010, em São Paulo, há um sentimento ambivalente entre os 401 executivos entrevistados, pois se dizem otimistas sobre a economia (62%) enquanto afirmam que a maior preocupação (41%) é com o cenário político.

- Esse executivo tem uma percepção ambivalente no que se refere à credibilidade, se (Lula) é realmente uma pessoa honesta, bem-intencionada ou não. Isso é meio a meio, quase. E também junta-se a isso uma percepção bastante consonante de que ele é inexperiente, incompetente e que não tem condições para realmente gerenciar. Pesam mais as características negativas do que as positivas sobre a figura do presidente. Cada pessoa (entrevistada) associa quase sete características negativas ao passo que as positivas chegam a apenas 2,6 - explicou o diretor executivo do Ibope Solution, Nelson Marangoni.

Segmento muito específico não representa população

O diretor do Ibope considera "muito difícil" avaliar a dificuldade de reeleição de Lula, lembrando que o segmento ouvido na pesquisa divulgada ontem é muito específico.

- Sobre a população, temos um dado de junho, no qual ele seria reeleito em um segundo turno contra Serra.