Título: TRÊS ACUSADOS DE MATAR TIM LOPES VÃO A JÚRI
Autor: Daniel Engelbrecht
Fonte: O Globo, 19/08/2005, Rio, p. 21

Sessão iniciada ontem está prevista para terminar hoje. Pena pode chegar a 39 anos

Mais três acusados do assassinato do jornalista Tim Lopes, em 2002, começaram a ser julgados ontem no I Tribunal do Juri, no Centro. Reinaldo Amaral de Jesus, de 26 anos, Fernando Sátyro da Silva, de 28, e Elizeu Felício de Souza, de idade não informada, foram denunciados por homicídio triplamente qualificado, ocultação de cadáver e formação de quadrilha. O julgamento está previsto para terminar hoje e eles podem ser condenados a uma pena de até 39 anos de prisão, cada um. Outros dois réus que seriam julgados ontem foram dispensados e comparecerão em outra data, porque a tese da defesa era conflitante com a dos demais.

Segundo a denúncia, os três réus espancaram o jornalista na madrugada do dia 3 de junho e acompanharam a execução. Elizeu teria ainda comprado o combustível usado para queimar o corpo. No interrogatório, todos disseram ao juiz Fábio Uchôa não estarem na Favela da Grota no momento do crime.

O advogado Augusto Thompson, assistente de acusação, acredita numa condenação fácil:

- Eles já confessaram o crime e deram detalhes que só poderiam saber se tivessem participado.

A defensora pública Bernadette Espírito Santo não quis dar declarações.

RELEMBRE O CASO

Dos nove indiciados pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, ocorrido na madrugada do dia 3 de junho de 2002, dois já foram condenados e dois morreram. Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, recebeu pena de 28 anos e meio de prisão e Cláudio Orlando do Nascimento, o Ratinho, de 23 anos e meio. André da Cruz Barbosa, o André Capeta, foi encontrado morto em agosto de 2002. Já Maurício de Lima Matias, o Boi, morreu em troca de tiros com a polícia.

Tim Lopes foi torturado, golpeado com uma espada e executado quando investigava uma denúncia de exploração sexual de menores em bailes funk no Complexo do Alemão.