Título: MEDALHÕES NA MIRA DOS SENADORES
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 21/08/2005, O País, p. 10

Até então relegada a segundo plano, a CPI dos Bingos promete sacudir o mundo político ao trazer para os holofotes políticos de projeção nacional. Mês que vem, prestam depoimento no plenário da comissão o ex-ministro José Dirceu (PT); os ex-governadores do Rio, Benedita da Silva (PT) e Anthony Garotinho (PMDB); e a atual, Rosinha Garotinho (PMDB). Eles terão que prestar contas sobre as contribuições de campanha das eleições de 2002, postas sob suspeita depois que o ex-presidente da Loterj Waldomiro Diniz foi flagrado cobrando propina para abastecê-las.

Homem de confiança de Dirceu, Waldomiro é acusado de operar um esquema de arrecadação de recursos em casas de bingo para estas campanhas eleitorais. Em entrevista ao GLOBO, o sociólogo e ex-petista Luiz Eduardo Soares disse que em 2002 Waldomiro foi enviado ao Rio por Dirceu com a missão de levantar recursos para a campanha presidencial de Lula. No vídeo feito por Cachoeira, Waldomiro pede dinheiro para si e para as campanhas de Benedita da Silva e Rosinha Garotinho ¿ R$150 mil para cada uma.

Segundo a denúncia de Luiz Eduardo, naquele ano, Dirceu e Garotinho costuraram um acordo às escuras. Em troca do apoio de Garotinho a Lula no segundo turno, o ex-chefe da Casa Civil teria feito um pacto de não-agressão ao ex-governador, que incluiria a desistência do PT do Rio em realizar auditorias nas contas do estado. Luiz Eduardo repetiu as acusações em depoimento mês passado à CPI dos Bingos.

Um indício disso, segundo ele, é o fato de que, mesmo brigado com o PT do Rio, Garotinho nomeou Waldomiro para a presidência da Loterj. O ex-governador adiantou que em seu depoimento dirá que Dirceu e o deputado Carlos Rodrigues (PL-RJ) indicaram Waldomiro para o cargo.

A suspeita de pagamento de mesadas a deputados do Rio também se alinha com denúncias do deputado Roberto Jefferson (PTB), responsável por detonar o escândalo do mensalão. Em junho, ele afirmou que o mensalão foi concebido na Assembléia Legislativa do Rio e depois exportado para o Congresso. Jefferson acusou o presidente regional do PL, Carlos Rodrigues, de ser o responsável por operar o suposto esquema, o chamado mensalinho.

Segundo informações do Ministério Público do Rio, Jorge Luiz Dias, ex-chefe de gabinete do deputado estadual Valdeci Paiva, garante ter sido informado, em 2001, que a nomeação de Waldomiro para a Loterj fora pedida a Garotinho por Rodrigues. Jorge Dias diz ainda que a mulher de Waldomiro, Sandra, trabalhou no gabinete de Rodrigues. (Alan Gripp)