Título: GAROTINHO, EM CAMPANHA, USA 180 RÁDIOS DE 20 ESTADOS
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 21/08/2005, O País, p. 12

Ele deve deixar cargo no governo Rosinha em dezembro para se dedicar ainda mais a candidatura

O conhecido estilo falastrão foi trocado por movimentos discretos. Engana-se, porém, quem pensa que Anthony Garotinho está na muda. Longe da tensão diária dos escândalos em Brasília, o ex-governador fluminense age à sombra da crise e trabalha intensamente por sua candidatura a presidente da República, preferencialmente por seu atual partido, o PMDB. Seu maior trunfo nada tem de político. Com a ajuda de mais de 180 rádios espalhadas pelo país, ele praticamente montou uma ¿voz do Brasil¿ própria, dirigindo mensagens de fé diariamente para cidades de 20 estados.

Da rádio Boas Novas, de Manaus, à Mensagem, de Porto Alegre, a rede de emissoras transmite todas as manhãs a ¿Palavra de fé¿, programa de uma hora de duração em que o ex-governador oferece palavras de conforto, orações e conselhos a milhares de ouvintes, que o chamam de ¿irmão Garotinho¿. A produção, a cargo da Rádio Melodia, conta com um sofisticado esquema tecnológico, com linha de fibra ótica ligada ao Palácio Laranjeiras, onde ele grava, e a distribuição de kits para as rádios captarem os sinais do programa por satélite.

Mas a agenda de Garotinho não é ocupada só por atividades religiosas. Desde o início do mês ele cumpre uma maratona de visitas aos estados em busca de visibilidade. O ex-governador costura apoios, encontra-se com líderes e fala em rádios. Em dezembro, deixará o cargo de secretário de Governo do Rio para dedicar-se integralmente às viagens.

¿ Garotinho visitará pessoalmente os integrantes do PMDB que votarão na prévia que escolherá o candidato do partido à sucessão de Lula ¿ anuncia o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Se Garotinho movimenta-se com desenvoltura no mundo evangélico, o mesmo não pode ser dito de seu partido. O ex-governador tem dificuldades para obter a legenda para disputar a Presidência da República. A mais forte resistência é exercida pelos governistas do PMDB.

Como o tempo começa a ficar curto, o ex-governador já costura alternativas. Na semana passada, ele e sua mulher, a governadora Rosinha Garotinho, conversaram por uma hora com o vice-presidente José Alencar, do PL. Outra hipótese é a disputa de uma vaga no Senado.

Levantamento extra-oficial mostra que ¿Palavra de fé¿ mobiliza 181 rádios. Uma das rádios informou que Garotinho paga pelo horário.

¿ É horário alugado ¿ afirma Carla Kassis Costa Farias, produtora da Imperatriz Rádio Esperança, em Imperatriz, no Maranhão.

Na Melodia, telefonistas atendem às ligações durante o programa. Há ainda um sistema de recado eletrônico no qual o ouvinte deixa mensagens.

Durante a transmissão, Garotinho passa longe dos temas políticos. Para eles, o ex-governador conta com outros espaços na mídia. De segunda a sábado, ele apresenta o ¿Fala Garotinho¿, durante cinco minutos, na Rádio Tupi. Aos sábados, tem dez minutos no programa do pastor Silas Malafaia, gravado na TV Bandeirantes, no Rio, mas transmitido por outras emissoras espalhadas pelo país. A investida publicitária conta ainda com a internet. Dois sites divulgam Garotinho. O www.anthonygarotinho.com.br exibe sua biografia, artigos, discursos e fotografias. Já o www.orepelobrasil.com.br é de cunho religioso.

No campo da política tradicional, Garotinho disputa a preferência no PMDB com o governador gaúcho, Germano Rigotto, e com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nélson Jobim. O ex-governador não quer sair do partido e se esforça para que a cúpula peemedebista estabeleça a data e as regras da prévia de 2006.

O deputado Eduardo Cunha disse que, além do desempenho junto à opinião pública, Garotinho aposta nas bases do PMDB:

¿ O comando do partido não pode ir contra as bases. Garotinho quer uma regra. É importante outra candidatura para legitimar o processo.

As prévias, pela vontade de Garotinho, aconteceriam até 1º de março, com inscrição até 1º de dezembro. Quem for candidato a presidente e estiver cumprindo mandato eletivo terá de renunciar. Neste caso, se Garotinho ganhar as prévias, Rosinha não precisará renunciar. Mas se a opção for por disputar uma vaga no Senado ou na Câmara dos Deputados, ela terá de deixar o cargo.

Para o deputado Moreira Franco (PMDB-RJ), existe por parte dos peemedebistas um sentimento difuso pela candidatura própria:

¿ A fragilidade de Lula inquieta os governistas. Eles parecem abandonar a tese da aliança com o PT e lutam agora para manter o poder decisório.

Fora do PMDB, Garotinho monta um arco de alianças curioso. Cinco pequenos partidos apóiam suas pretensões presidenciais: PTC (Partido Trabalhista Cristão), PSC (Partido Social Cristão), PMN (Partido da Mobilização Nacional), PAN (Partido dos Aposentados da Nação) e PSL (Partido Social Liberal).