Título: EX-GUERRILHEIRO FÃ DE NORBERTO BOBBIO
Autor: Soraya Aggege
Fonte: O Globo, 21/08/2005, O País, p. 13

SÃO PAULO. O ex-guerrilheiro José Genoino Neto não acredita mais no socialismo há muito tempo. No PT, ele pertence a um grupo considerado ultraconservador. Genoino se declara a favor dos valores socialistas, mas não defende essa ideologia como forma de chegada. Genoino afirma que está atualizando sua biblioteca e suas leituras, que ultimamente ficaram centradas no filósofo italiano Norberto Bobbio, guru da social-democracia tucana. Mas seus amigos adiantam que ele não está fazendo nem fará qualquer revisão ideológica.

Genoino vive agora de maneira espartana. Mora há 20 anos na mesma casa modesta, um sobradinho no Butantã (Zona Oeste). O luxo é uma biblioteca. No início do mês, ele garantiu sua aposentadoria na Câmara, após 20 anos de mandato. A renda será de R$8 mil, pouco mais que os R$7 mil que recebia na direção do partido.

Mesmo quando era líder do PT em Brasília, Genoino se hospedava em um dos hotéis mais simples da cidade e não tinha carro. Hoje tem um Gol com alguns anos de uso.

Genoino assumiu a presidência do PT em dezembro de 2002, no lugar do deputado José Dirceu, que foi eleito para o cargo. Ficou 30 meses, até 9 de julho de 2005. Ao tomar posse disse que assumia uma missão. Na despedida, repetiu a frase. E argumentou:

¿ A política tem o lado da poesia, mas também um lado não poético, que é duro, grave e dramático. Nesses 30 meses honrei o PT, fiz tudo achando que era o que estava correto. (Soraya Aggege)