Título: FRENTE ANTI-ARMAS É LANÇADA EM RECIFE
Autor: Letícia Lins
Fonte: O Globo, 23/08/2005, O País, p. 14

Objetivo é mobilizar a população para o referendo do desarmamento

RECIFE. Para desencadear a campanha contra a venda de armas, foi instalada ontem, em caráter nacional, a Frente Parlamentar Brasil Sem Armas, que vai coordenar a mobilização popular para o referendo de 23 de outubro. Recife foi escolhida para o lançamento da campanha por ser a cidade com mais homicídios causados por armas de fogo. Em todo o país, as armas de fogo fazem 45 mil vítimas anuais, mais do que países em guerra.

Cartilha apresenta números da violência no país

Na cerimônia, a Unesco, o Movimento pela Paz e a Casa da Paz distribuíram uma cartilha com os números da violência no país. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), autor da emenda do referendo, disse que o país tem de 17 milhões a 20 milhões de armas de fogo, entre legais e ilegais. Segundo ele, cerca de 80% dos crimes registrados no Brasil são provocados por tiros.

Já o secretário-geral da Frente, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), lembrou que a arma não protege, mata. Principalmente se o portador não é um marginal, mas um cidadão comum que anda com ela pensando em defender-se.

¿ O cidadão que reage a um assalto tem 180 vezes mais chance de morrer do que o que está desarmado. Ou seja, a arma traz uma segurança ilusória. Na realidade ela aumenta o risco de morte.

O procurador-geral de Justiça de Pernambuco, Francisco Sales, lembrou que, apenas em Recife, 800 pessoas morrem por ano devido a crimes provocados por armas de fogo:

¿ É preciso darmos os braços para erguer no menor prazo possível uma cultura de paz.

A cerimônia contou com a participação de pelo menos 30 entidades e de vítimas de armas de fogo, como Mozana Cavalcanti, que foi baleada num assalto e ficou paralítica.

O referendo vai ser precedido de propaganda gratuita no rádio e na TV, a partir de 1º de outubro.