Título: FUNDOS DE PENSÃO SERÃO OUVIDOS NA CPI DO MENSALÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 23/08/2005, O País, p. 9

Sessão será fechada para evitar exposição das instituições

BRASÍLIA. Em reunião administrativa que terminou por volta das 21h, a CPI do Mensalão aprovou ontem o pedido dos dirigentes dos fundos de pensão da Petrobras (Petros), da Caixa Econômica Federal (Funcef) e do Banco do Brasil (Previ), que se ofereceram para ser ouvidos pela comissão. O presidente da CPI, senador Amir Lando (PMDB-RO), propôs que a sessão fosse fechada para evitar exposição exagerada dos fundos na imprensa. Ainda não há data para os depoimentos.

A CPI também aprovou requerimento para que todas as pessoas citadas na lista apresentada pelo empresário Marcos Valério à CPI dos Correios, como o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP) e o ex-líder do PT na Câmara Paulo Rocha (PT-PA), prestem esclarecimentos, que poderão ser feitos por escrito.

Antes, a CPI havia aprovado a convocação de José Carlos Batista, sócio da Guaranhuns Empreendimentos, empresa sob suspeita de participar do esquema de lavagem de dinheiro montado por Marcos Valério, e de João Cláudio de Carvalho Genu, assessor do líder do PP na Câmara, José Janene (PR). Hoje, às 11h30m, a CPI ouve o presidente do PL, Waldemar Costa Neto.

Ex-presidente de associação de bingos será convocado

A CPI dos Bingos no Senado vai convocar para depor nos próximos dias o ex-presidente da Associação dos Bingos do Rio José Renato Granado. Os senadores querem saber qual seria o destino dos R$231 mil apreendidos em seu apartamento, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, três dias depois de vir à tona o escândalo Waldomiro Diniz, em 2004.

O dinheiro estava separado em sete envelopes, alguns contendo folhas com a inscrição ¿movimento de caixa¿. Um inquérito aberto pela Polícia Federal investiga se a quantia serviria para o pagamento de propinas de empresários do setor a políticos.

¿ Certamente, ele vai ter que se explicar na CPI. Esse é o foco principal da investigação ¿ disse o relator Garibaldi Alves (PMDB-RN), referindo-se ao financiamento de campanhas eleitorais por empresários de bingo.

Segundo o relator, a comissão vai solicitar cópia do inquérito da Polícia Federal, que resultou em um processo judicial que está sob segredo de Justiça na 5ª Vara Federal Criminal do Rio. O inquérito investiga denúncias de que o dinheiro apreendido faria parte de uma mesada paga a deputados estaduais e a pelo menos um deputado federal.

A apreensão vinha sendo mantida em sigilo desde fevereiro de 2004. Em seu depoimento à PF, Granado alegou que o imóvel estava alugado na época da operação e que, por isso, não pode se responsabilizar pelo que foi encontrado lá. O ex-presidente da Associação dos Bingos, no entanto, assumiu a responsabilidade por armas também encontradas no imóvel.