Título: CPI dos Bingos decide adotar cautela com Palocci
Autor: Alan Gripp
Fonte: O Globo, 23/08/2005, O País, p. 9

Ministro só será convocado se Buratti apresentar provas

BRASÍLIA. Mesmo tendo se oferecido ao Senado para prestar esclarecimentos sobre as denúncias feitas contra ele por seu ex-assessor Rogério Buratti, pelo menos por enquanto o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, está livre de ser sabatinado da CPI dos Bingos. Integrantes da comissão, tanto governistas quanto da oposição, defenderam ontem cautela no tratamento das denúncias contra o ministro.

O relator da comissão, senador Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse que Palocci tem e terá um tratamento especial na CPI. Segundo ele, é consenso entre os senadores da comissão a decisão de só convocar o ministro caso Buratti apresente provas da suposta participação no esquema de pagamento de propina à prefeitura de Ribeirão Preto.

¿É preciso provas para convocá-lo¿, diz senador

Buratti dará seu segundo depoimento à CPI amanhã, a partir de 11h30m.

¿ Há um cuidado muito maior, claro, principalmente por causa da preocupação com a estabilidade econômica. É preciso provas para convocá-lo. Até porque se ficar palavra contra palavra, vai ser difícil prevalecer a de Buratti ¿ disse Alves.

O fato é que os esclarecimentos de Palocci, que deu uma longa entrevista sobre as denúncias de Buratti, esfriou os ânimos na CPI dos Bingos.

¿ Não podemos ter pressa. É melhor ouvir Buratti primeiro. Não há qualquer proteção ao ministro, mas ainda não há provas ¿ afirmou o presidente da comissão, senador Efraim Morais (PFL-PB).

Mesmo com o clima a seu favor, Palocci mandou um recado ontem ao Congresso, por intermédio do senador Tião Viana (PT-AC), que conversou longamente com o ministro após a entrevista coletiva de domingo: está disponível a qualquer hora para dar novas explicações, seja em depoimento à CPI ou em um pronunciamento no plenário do Senado. Viana, no entanto, acha que ainda não é momento para Palocci ir à CPI:

¿ Ele só deve vir se Buratti apresentar provas. Senão, daqui a pouco todo mundo vira réu. Assim, é fácil acusar.

Petista cobra entrevista de Lula

A reação rápida e convincente de Palocci aliviou sua situação, mas aumentou a pressão no Congresso para que petistas que também são alvo de denúncias sigam o mesmo exemplo. Viana cobrou ontem a mesma postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva:

¿ O presidente deveria fazer um pronunciamento e dar uma longa entrevista, respondendo a tudo. A sociedade quer que ele seja mais claro.

Já a senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) não está satisfeita com as explicações apresentadas no domingo pelo ministro da Fazenda. Por isso mesmo, a senadora protocolou ontem um requerimento na Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) do Senado propondo que o ministro apresente sua versão diretamente para os senadores.

¿ O Senado tem obrigação de abrir processo investigativo para apurar essas denúncias ¿ justifica a senadora.

Heloisa Helena também está propondo que a CFC convoque Buratti e o chefe de gabinete de Palocci, Juscelino Dourado.

Ministro desmente denúncia

De acordo com denúncia publicada pela revista ¿Veja¿, com base em grampos telefônicos e de e-mails autorizados pela justiça, Dourado, a pedido do ministro, teria encomendado a Buratti a compra de aparelhos de escuta telefônica. Palocci, no entanto, desmentiu a denúncia garantindo que o único aparelho de escuta que possui em casa é seu estetoscópio.

No domingo, Palocci chegou a cogitar a possibilidade de ligar para o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para avisar que estava à disposição do Legislativo para esclarecer dúvidas sobre as denúncias.

COLABOROU: Adriana Vasconcelos