Título: ISRAEL CONCLUI RETIRADA DE GAZA
Autor:
Fonte: O Globo, 23/08/2005, O Mundo, p. 27

Moradores de dois assentamentos na Cisjordânia preparam resistência

NETZARIM, Faixa de Gaza. Tristes, mas resignados, os últimos colonos israelenses da Faixa de Gaza deixaram ontem suas casas em Netzarim, o único dos 21 assentamentos que ainda não fora desocupado na operação ordenada pelo primeiro-ministro Ariel Sharon. O dia marcou o fim de 38 anos de ocupação do território palestino por Israel. Mas em Sanur e Homesh ¿ dois dos quatro assentamentos da Cisjordânia incluídos na operação ¿ moradores prometeram resistir à retirada que deverá ser iniciada hoje. Segundo fontes militares, extremistas estão armados.

¿ Neste momento, não há qualquer assentamento israelense na Faixa de Gaza. Os únicos cidadãos israelenses ali são as forças de segurança ¿ disse o major-general Dan Harel, que comandava a operação em Netzarim.

Harel disse esperar que a devolução de Gaza aos palestinos seja concluída em outubro, depois de todas as casas israelenses no território serem demolidas. O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, declarou:

¿ Não vamos piscar o olho até todos os assentamentos serem removidos.

Soldados se juntam a colonos em preces

Na expectativa de que grupos militantes palestinos desistam de atacar israelenses, abrindo caminho para a criação do sonhado Estado palestino, Abbas afirmou:

¿ As pessoas estão respondendo de maneira fora do comum. A crença das pessoas está mudando.

Em telefonema a Sharon, Abbas disse esperar que a retirada de Gaza abra uma nova página nas relações entre seus povos. Os dois líderes combinaram de se encontrar em breve.

Cerca de 8.500 colonos deixaram Gaza, onde vivem 1,4 milhão de palestinos. Em Salt Lake City, Yutah, o presidente George W. Bush comentou:

¿ No coração do Oriente Médio, uma história de esperança está acontecendo. A paz está ao alcance na Terra Santa.

Em Netzarim, soldados se juntaram a centenas de colonos em duas horas de preces regadas com lágrimas. Ao fim das orações, homens se abraçaram e saíram em procissão, levando um grande menorá (candelabro sagrado judaico) retirado da sinagoga local.

¿ Estamos partindo contra a nossa vontade, mas não de cabeça baixa. As plantas que estamos tirando pela raiz aqui serão replantadas no país até voltarmos a Netzarim ¿ disse o rabino Tzion Tzion-Tawil.

Moradores deixaram a colônia em ônibus e carros apinhados de bagagem, passando por uma estrada de areia cercada de arame farpado e tanques israelenses. Morador das redondezas, o fazendeiro palestino Rashaad Badawi comentou:

¿ Espero que nossa tragédia termine logo.

Barricadas em colônia na Cisjordânia

Apesar de em várias colônias de Gaza moradores terem resistido à remoção, fazendo barricadas, refugiando-se em sinagogas e confrontando agentes de segurança, a retirada foi concluída em uma semana, duas a menos que o previsto. Mas cenas de resistência deverão se repetir na Cisjordânia. Em Sanur, jovens fizeram barricadas e penduraram uma faixa na qual se lê: ¿Amaldiçoado aquele que expulsar seu irmão de casa.¿ A polícia assumiu posições com canhões de água por perto.

www.oglobo.com.br/mundo