Título: EX-BANQUEIRO NEGA À JUSTIÇA FRAUDES NO SANTOS
Autor: Flávio Freire
Fonte: O Globo, 23/08/2005, Economia, p. 25

SÃO PAULO. O ex-controlador do Banco Santos Edemar Cid Ferreira depôs ontem por quatro horas na 6ª Vara Criminal, em São Paulo, no processo em que responde pelos crimes de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e gestão fraudulenta. Ao juiz federal Fausto de Sanctis, Edemar negou as acusações. O filho do banqueiro, Rodrigo Cid Ferreira, também prestou depoimento ontem. Outros 17 ex-dirigentes do Banco Santos serão ouvidos esta semana. Edemar responde ainda por manter contas no exterior.

Edemar evitou os jornalistas à saída do Tribunal Regional Federal. Durante o depoimento, o advogado do banqueiro, Arnaldo Malheiros, obteve na Justiça uma liminar proibindo que os advogados dos outros envolvidos nas denúncias acompanhassem o depoimento.

¿ Eles (os envolvidos) estão querendo jogar a responsabilidade para cima do Edemar ¿ alegou Malheiros, que em meio ao depoimento deixou o prédio do TRF para comprar balas de hortelã para o ex-banqueiro.

A intervenção no Santos começou em novembro de 2004. Os ativos da instituição não cobriam 50% das dívidas e, nesses casos, o BC tem de fazer a liquidação da entidade.