Título: LÍBIA ANUNCIA LIBERTAÇÃO DE 131 PRESOS POLÍTICOS
Autor:
Fonte: O Globo, 22/08/2005, O Mundo, p. 15

Filho de Kadafi diz que país vai indenizar pessoas que tiveram seus bens confiscados

TRÍPOLI. A Líbia vai libertar 131 prisioneiros políticos, incluindo membros da Irmandade Muçulmana, afirmou ontem o filho do ditador Muamar Kadafi, Saif al-Islam, que é chefe de uma fundação encarregada de melhorar a imagem do país.

Saif também declarou que muitos líbios que perderam suas empresas e outros bens, como casas de luxo, durante os dias de revolução no início da década de 1970 terão suas propriedades de volta ou receberão indenizações.

De acordo com Saif, os prisioneiros serão soltos nos próximos dias, mas não deu mais detalhes. Integrar um partido político clandestino constitui alta traição na Líbia. O país só tem um partido legalizado, a União Socialista Árabe. A Irmandade Muçulmana defende a criação de um Estado islâmico e usa meios políticos pacíficos em prol dessa bandeira. O grupo é proibido não apenas na Líbia, mas em muitos outros países árabes.

Em sua ofensiva diplomática de relações públicas, Trípoli convidou no sábado o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, para uma visita oficial ao país.