Título: SEMINÁRIO DEBATE AMANHÃ A ECONOMIA FLUMINENSE
Autor:
Fonte: O Globo, 21/08/2005, Economia, p. 27

Ministro das Cidades e presidente do BNDES, Guido Mantega, apresentam projetos para o Rio

A força do Estado do Rio vai ser mostrada, amanhã, no seminário promovido pela PricewaterhouseCoopers, pela Associação Comercial do Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), pela Câmara Americana de Comércio e pelo GLOBO. O segundo encontro (o primeiro aconteceu em março deste ano), para discutir a situação do Rio e as perspectivas, será dividido em duas partes. Na primeira, haverá exposição dos casos de sucesso da economia fluminense.

Na segunda, as propostas para tornar o Rio mais viável. O evento será aberto pelo ministro das Cidades e morador do Rio, Marcio Fortes de Almeida. O presidente do BNDES, Guido Mantega, fechará o encontro, apresentando os projetos de financiamento para o Estado do Rio:

¿ Este é o segundo debate depois da divulgação da pesquisa com empresários sobre os pontos positivos e os entraves para a economia. A idéia é manter um fórum permanente de debate. Propor soluções ¿ afirmou João César Lima, sócio da Price.

O primeiro bloco de discussão, mediado pelo colunista do GLOBO George Vidor, iniciará com a apresentação dos bem-sucedidos arranjos produtivos locais, como o pólo de moda íntima em Friburgo, na palestra do diretor-superintendente do Sebrae, Sérgio Gomes Malta. Depois, João Brandão, diretor da Rio Polímeros, falará como a petroquímica funciona como incubadora de empresas. No mesmo bloco, haverá exposição da Petrobras e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Maurício Chacur.

Em pauta, revitalização de comunidades carentes

Segundo a primeira pesquisa com empresários fluminenses, o setor de óleo e gás foi considerado um dos mais promissores por 84,8% dos entrevistados. Mas 60,6% também apontaram o petroquímico e 72,7%, o de turismo e hotelaria como boas opções.

¿ Na próxima pesquisa veremos se o ânimo dos empresários melhorou. Terá mais valor ¿ disse Lima.

No segundo bloco do seminário, que será realizado no Jockey Club Brasileiro, as discussões se concentrarão no arco rodoviário metropolitano, na possibilidade de o estado virar centro de atração de convenções e na revitalização de comunidades carentes.