Título: ESTATÍSTICAS SOBRE A CHINA PROVOCAM DESCONFIANÇA ENTRE OS ECONOMISTAS
Autor: Gilberto Scofield Jr.
Fonte: O Globo, 21/08/2005, Economia, p. 29

Investimento estrangeiro e crescimento chinês podem não ser o que parecem

PEQUIM. Nos últimos anos, os espantosos números da economia chinesa vêm deixando de sobrancelhas em pé os analistas. Uns temendo que os níveis de investimento estrangeiro e de salários na China não deixem um centavo para novas fábricas e empregos em outros países do mundo. Outros correndo para fincar um pé na China, de olho numa taxa de aumento do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de tudo o que é produzido no país) de 9,5% no primeiro semestre, em comparação com o mesmo período de 2004.

No entanto, um grupo cada vez maior de especialistas não confia nos números chineses. As desconfianças são de todo o tipo e vão da população oficial ¿ que seria bem maior, pois o governo não estaria contando filhos que os casais escondem com medo de serem punidos pela política do filho único ¿ ao real valor do investimento estrangeiro ¿ que estaria incluindo dinheiro de chineses enviado ao exterior e trazido de volta ao país como investimento, para fugir de impostos.

Dados de províncias seriam inflados artificialmente

Um dos maiores debates sobre as estatísticas chinesas acontece hoje com relação ao crescimento econômico. Li Deshui, diretor da Agência Nacional de Estatísticas (ANE), o IBGE chinês, acusou os governos das províncias do país de continuarem a enviar números supervalorizados de crescimento para o governo central.

¿ A comparação entre os números de 2004 coletados pelo governo e os fornecidos por províncias e municípios de todo o país mostra uma diferença de 2,6 trilhões de yuans (US$320 bilhões). Se o país fosse crescer como dizem as províncias, teria crescido 15,5% em 2004 ¿ disse Li, para uma atônita cúpula de membros do Partido Comunista da China, em reunião do comitê permanente do partido.