Título: TARSO: LULA TERIA DIFICULDADES PARA SE REELEGER SE DISPUTA FOSSE HOJE
Autor: Ilimar Franco, Gerson Camarotti e Cristiane Jungbl
Fonte: O Globo, 24/08/2005, O País, p. 3

José Dirceu era o capitão do time, diz sobre denúncias de corrupção contra integrantes do partido

SÃO PAULO. Ao analisar a situação do PT e do governo em meio à crise, o presidente do partido, Tarso Genro, disse não ter argumentos para convencer o eleitor a votar na legenda no ano que vem e afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria dificuldades de se reeleger caso a eleição fosse hoje:

¿ Hoje, eu teria dificuldades de responder se o presidente se reelegeria. Não é uma avaliação moral, mas política.

Tarso sugeriu dois nomes dos quadros petistas como possíveis candidatos à Presidência: o senador paulista Aloizio Mercadante e o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda. Perguntado se o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, também seria uma alternativa, Tarso foi taxativo.

¿ Ele não seria o meu candidato, pois defendo uma nova transição econômica ¿ afirmou Tarso, durante sabatina do jornal "Folha de S. Paulo", ontem de manhã.

Para Tarso, o momento não é o de discutir a reeleição de Lula.

¿ Decidir agora (sobre a reeleição) pode ser considerado pela oposição como provocação e pela base social do governo como um gesto antecipado ¿ analisou.

Mostrando-se abalado com as denúncias de corrupção, Tarso foi catastrófico em relação aos resultados do PT nas próximas eleições em todas as esferas de poder.

¿ Vamos sofrer muito nas próximas eleições por conta de gestões temerárias ¿ disse ele.

Tarso deve anunciar hoje sua saída da chapa do Campo Majoritário que disputa as eleições no PT. Ontem cedo, antes de ser levado a desistir por causa da presença do deputado José Dirceu na chapa, afirmara:

¿ Não estou discutindo nomes. O que estou discutindo é a natureza da chapa. A chapa, para que eu seja candidato, tem que ser chapa de renovação e ruptura com o núcleo dirigente anterior. Podem até ocorrer defecções. O risco é que ou o PT se reconstrói ou se torna um partido amorfo ¿ disse Tarso ¿ Qual é a natureza da próxima direção? Essa é a disputa que existe. Ou constituímos um novo grupo dirigente, que tem como meta a refundação do partido, que é reconstruir seus alicerces, e a reconstrução do projeto partidário, ou fazemos uma transição mais lenta, mais vagarosa, propondo um vínculo maior com a direção anterior. As duas possibilidades existem e são respeitáveis ¿ observara o presidente do PT.

Anteontem à noite, no programa "Roda Viva", Tarso dissera que achava difícil que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares tivesse agido sozinho. Ele acredita que Dirceu também teve responsabilidade na crise enfrentada pelo partido.

¿ José Dirceu era o capitão do time ¿ disse Tarso.

O presidente do PT em São Paulo, Paulo Frateschi, admitiu que Dirceu tem consultado dirigentes do partido para tratar do assunto.

¿ Dirceu está ligando para muita gente para saber o que é melhor fazer. É uma situação difícil ¿ disse Frateschi, que é do Campo Majoritário.

Ao ser perguntado sobre o fato de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre alegar não ter conhecimento sobre o que aconteceu no PT ¿ os jornalistas perguntaram se Lula fazia papel de bobo ¿ Tarso foi duro:

¿ O presidente Lula não é bobo. Um bobo não chega à Presidência da República.