Título: `SE NEM O PT ME QUER, COMO ME DEFENDER?¿
Autor: Ilimar Franco, Gerson Camarotti e Cristiane Jungbl
Fonte: O Globo, 24/08/2005, O País, p. 3

`Se prevalecer a idéia de que nem o PT me quer, como vou defender meu mandato?¿

BRASÍLIA. O deputado José Dirceu abandonou ontem o silêncio para classificar de vilania e covardia a atitude daqueles que pedem sua saída. Fez duras críticas a Tarso Genro, que acusa de querer uma política econômica diferente e de trabalhar pela não reeleição do presidente Lula. Afirmou que hoje sua maior preocupação é a defesa do mandato, a prêmio no Conselho de Ética, e considera que deixar a chapa seria um prejulgamento que nem a Câmara ousou articular.

¿ Não mereço isso. Querer que eu saia é prejulgamento. Se prevalecer a idéia de que nem o PT me quer, como vou defender meu mandato? Tenho 25 anos de compromisso com o PT.

Dirceu passou o dia em encontros e tratou do tema com companheiros como o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda. Também falou com o ex-ministro Aldo Rebelo, testemunha de defesa no processo de cassação.

¿ Minhas preocupações hoje são a minha defesa e as CPIs. Não controlo o PT. Não tenho tempo para cuidar do PT nessa situação que estou.

Dirceu não admite passar à opinião pública a idéia de que seja um problema para o PT. Argumenta que o que está em jogo não é seu futuro pessoal, mas o projeto do governo Lula. Lembrou que Tarso tem defendido que o presidente não concorra à reeleição

¿ Ele (Tarso) defende outra política econômica e de alianças. O Campo Majoritário (grupo de tendências que comanda o PT hoje) vai aceitar isso? O Palocci (ministro da Fazenda) vai aceitar? O Luiz Dulci (secretário-geral da presidência) vai aceitar? Eles também são da chapa ¿ provocou Dirceu. ¿ O circo está armado.

Deputado pretende ¿tomar um sol para ficar bonito¿

Em relação às eleições no PT, o ex-ministro diz temer a desarticulação da maioria que sustenta o governo Lula, reunida no Campo Majoritário. Para Dirceu, Tarso, como candidato dessa corrente, corre o risco de perder, ao contrariar teses e querer afastar da chapa pessoas que detêm votos.

¿ É reducionismo achar que a disputa no PT é entre um bando de puros e um bando de bandidos. Não sou bandido. O que está em discussão não é o PT e a crise. É o que sairá disso ¿ argumentou Marcelo Déda.

O ex-ministro rejeita a possibilidade de levar a culpa pelos problemas que os partidos da base causaram. Afirma que defendeu aliança com o PMDB e que não tinha bom relacionamento com os dirigentes desses partidos. Dirceu ainda fez piadas com o próprio peso e disse que precisava ¿tomar um sol para ficar bonito¿.