Título: Respeito Marilena como filósofa mas ela não entende de política, diz FHC
Autor: Adauri Antunes, Flávio Freire e Lydia Medeiros
Fonte: O Globo, 24/08/2005, O País, p. 4

Governadores tucanos também reagem a análise de intelectual sobre a crise

SÃO PAULO e BRASÍLIA. Ao responder às críticas da filósofa Marilena Chauí de que os problemas no governo Lula são decorrentes de uma ¿armadilha tucana¿, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que respeita a filósofa como intelectual, mas que ela não deveria discutir política porque não entende do assunto.

¿ Respeito muito Marilena Chauí como filósofa. Ela tem um belo trabalho sobre (o filósofo Baruch) Spinoza. Se alguém me perguntar sobre Spinoza, vou dizer que não sei. Ela deveria ter a humildade de dizer que não entende de política ¿ disse Fernando Henrique, na apresentação do projeto ¿Cartas a um Jovem Político¿, da Editora Campus/Elsevier, em São Paulo.

Embora tenha evitado falar sobre a crise em que o governo Lula está mergulhado, o ex-presidente atacou a condução do processo político:

¿ Hoje não se vê uma agenda possível. Vamos fazer tudo para que não haja perda de governabilidade porque quem paga é o povo. Mas o governo perdeu a seiva política, a capacidade de propor alguma coisa inovadora e que desperte entusiasmo.

E, indiretamente, criticou quem não faz no governo o que prometeu em campanha.

¿ Eu fiz o que acreditei. Posso não ter feito tudo o que acredito ou tudo o que queria fazer. Mas não fiz nada de diferente do que me propus quando eu era candidato. Isso para mim é muito importante ¿ disse o ex-presidente.

Os governadores tucanos Aécio Neves (MG) e Geraldo Alckmin (SP) consideraram sem sentido as críticas de Marilena.

¿ Enquanto o PT quiser buscar nos outros as responsabilidades por seus equívocos estará mais distante de corrigi-los, o que acredito seja o intuito da senhora Marilena. É preciso, para isso, que o diagnóstico seja adequado. E o diagnóstico passa pelos equívocos que internamente o PT vem cometendo desde que assumiu o governo federal ¿ disse Aécio.

Para Alckmin, não cabe qualquer comentário a uma crítica que só diz respeito ao PT e ao governo. Mas, afirmou, o governo Lula comete ¿um conjunto de equívocos¿.

¿ Eu não sou governo. Quem toma decisões políticas é o governo, que é do PT. Está claro para a sociedade o conjunto de equívocos. A gente fica triste de ver o Brasil perdendo oportunidades para ter um crescimento sustentado e forte. Nós não vencemos as eleições, quem venceu as eleições foi o PT.

`Silêncio dela é atitude escapista¿

Em Brasília, tucanos, pefelistas e petistas criticaram ontem a avaliação da filósofa:

¿ Marilena Chauí está atualizadíssima para andar de cadillac e assistir à reeleição de Marta Rocha num concurso de Miss Mundo. Tem peso e densidade para um debate nos anos 50 ¿ ironizou o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (AM).

O senador José Agripino (RN), líder do PFL, disse estar decepcionado com a filósofa:

¿ O silêncio dela é uma atitude escapista. Essa armadilha tucana é uma sucursal da conspiração das elites.

¿ Caímos na armadilha dos intelectuais paulistas, que transformaram o PT em tese acadêmica e nos subornaram com sua auto-complacência ¿ disse o deputado petista Paulo Delgado (MG).