Título: MAIORIA JÁ NÃO CONFIA NO PRESIDENTE
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 24/08/2005, O País, p. 8

Para 29% dos ouvidos, PT é o principal responsável pela crise política

A pesquisa Ibope divulgada ontem mostrou que a maioria dos eleitores perdeu a confiança no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Do total de entrevistados, 52% responderam que não confiam em Lula, enquanto 43% disseram que confiam no presidente.

O resultado consolidou a tendência de queda da confiança, que somava 56% em junho e caíra para 53% em julho e agora atinge 43%. Já a desconfiança cresceu: 38% em junho, 42% em julho e 53% em agosto.

O percentual de pessoas que desconfiam supera as que confiam em todos os graus de instrução, mas revelou-se mais acentuado nos que têm curso superior (58% contra 37%).

A pesquisa do Ibope mostrou ainda que, para 38% dos entrevistados, o governo é regular. Para 10%, é ruim e, para 21%, péssimo. Do total, apenas 5% consideraram o governo ótimo e 24%, bom. Na distribuição dos entrevistados por grau de instrução, a avaliação piora entre os de nível superior: 45% consideraram o governo regular, 13% ruim e 16% péssimo.

Na avaliação do governo por região, o pior desempenho na aferição do Ibope foi registrado no Sul: 40% o consideraram regular; 14%, ruim e 23%, péssimo. No Nordeste, o governo teve o melhor desempenho: 6% o consideraram ótimo e 28%, bom.

Entre os entrevistados que ganham até um salário mínimo, os percentuais ficaram próximos da média: 4% consideraram o governo ótimo, 28% bom, 36% regular, 9% ruim e 21% péssimo. Na faixa acima dos dez salários mínimos, os percentuais de ruim e péssimo ficaram em 13% e 23%.

Maneira de governar é desaprovada por 47%

Indagados sobre a maneira como o presidente Lula está governando o Brasil, 45% responderam que aprovam e 47% que desaprovam. Este resultado se acentua entre os entrevistados com instrução superior: 56% desaprovaram, contra 41% que aprovaram.

No corte por regiões, a pesquisa revelou que o percentual dos que aprovaram o governo, no Norte/Centro Oeste e Nordeste (50% e 54%, respectivamente), é superior aos que desaprovaram (43% e 39%). Porém, os entrevistados que desaprovam o governo são maioria no Sudeste (50% contra 42%) e no Sul (55% contra 37%, a maior diferença entre as regiões).

Perguntados se tomaram ou não conhecimento de alguma denúncia de corrupção nas últimas semanas, 81% responderam que sim e apenas 19% disseram que não ou não responderam. O menor percentual de pessoas que tomaram conhecimento de denúncias ocorreu no Nordeste: 76% contra 24%.

O Ibope perguntou quem é o principal responsável pela crise política e permitiu que os entrevistados escolhessem até três opções dentre as oferecidas. Feita a tabulação, o principal responsável, segundo os entrevistados, é o PT, com 29%. Em segundo lugar, ficaram os deputados federais, com 28%. Lula apareceu em terceiro, com 22%.

Para 55% dos entrevistados, as propostas na área social (educação, saúde, empregos) serão o fator determinante na escolha do candidato a presidente em 2006. O segundo fator mais citado, com 50%, foi a honestidade do candidato