Título: PRESTAÇÃO DE CONTAS TERÁ NOVO FORMATO
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 24/08/2005, O País, p. 8

`Vamos endurecer cada vez mais. Pretendo fazer com que a prática do caixa dois se acautele¿

BRASÍLIA. A partir de 2006, os partidos políticos ficarão obrigados a apresentar suas prestações de contas anuais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em um novo programa de informática. Com esse mecanismo, será possível a qualquer pessoa checar na página do tribunal na internet os doadores de cada partido, quanto foi doado e como o dinheiro foi gasto.

O presidente do TSE, ministro Carlos Velloso, acredita que a medida possa coibir o chamado caixa dois. Velloso também afirmou que, com a tecnologia, a prestação de contas será mais transparente, mais rápida e mais fácil de ser fiscalizada.

¿ Nós vamos endurecer cada vez mais. Ainda pretendo fazer com que a prática do caixa dois se acautele. Esta é uma primeira medida. Conclamamos a sociedade a nos ajudar, freqüentando o site. Os partidos também podem ajudar se passarem a se fiscalizar mutuamente ¿ disse o ministro.

O programa de informática foi entregue ontem aos representantes dos partidos pelo presidente do TSE. Este ano, as contas anuais não precisarão ser entregues no novo formato. No entanto, Velloso pretende tornar o programa obrigatório já para o ano que vem, quando ocorrerão eleições presidenciais, de parlamentares e de governadores.

Sistema foi desenvolvido pelo TRE do Maranhão

O sistema lançado ontem foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Maranhão e já é utilizado para a prestação de contas de campanha de partidos e candidatos. Em 2004, o programa foi apresentado aos partidos políticos, que sugeriram mudanças pontuais ao novo formato. As mudanças foram incorporadas pela equipe técnica do tribunal.