Título: Ibope: no 2º turno, Serra vence Lula no país todo
Autor: Chico Otavio
Fonte: O Globo, 24/08/2005, O País, p. 8

Pesquisa mostra vitória do tucano sobre o petista, que leva vantagem em confronto direto com Garotinho e Alckmin

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria derrotado no caso de um segundo turno contra o tucano José Serra em todas as regiões do país e em todas as classes sociais, se as eleições fossem hoje. Pesquisa Ibope feita por iniciativa do instituto e divulgada ontem pelo ¿Jornal Nacional¿, da TV Globo, mostra que Serra teria 44% dos votos contra 35% de Lula.

A queda na avaliação do governo e na popularidade do presidente, também mostrada pela pesquisa, ajuda a explicar o cenário de derrota de Lula numa possível tentativa de disputar a reeleição. Mas isso só acontece, segundo o Ibope, caso o candidato seja Serra. Se o PSDB optar pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Lula venceria por 42% contra 31%.

O Ibope fez 2002 entrevistas, em 143 municípios brasileiros, entre os dias 18 e 22. A margem de erro estimada é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

No 1º turno, empate técnico

Se a eleição para presidente fosse hoje, 30% dos entrevistados responderam que votariam em Serra no primeiro turno e 29% em Lula, o que caracteriza empate técnico. O terceiro colocado, Garotinho, apareceu com 10% das intenções. O percentual de brancos e nulos somou 18%. A senadora Heloísa Helena (P-SOL) teve 4% das intenções e Cesar Maia (PFL), 3%.

A diferença entre Serra e Lula se acentuou nos entrevistados com nível superior de escolaridade: 33% responderam que votariam no tucano e 25% no petista. Nesta faixa, Heloísa Helena superou Garotinho (7% para a senadora contra 5% para o ex-governador do Rio).

Se o governador paulista Geraldo Alckmin estivesse na disputa, como candidato tucano, Lula venceria a eleição no primeiro turno, com 32% do total, seguido de Garotinho, com 17%. Alckmin ficaria em terceiro, com 11%.

No exame das intenções de voto por região no primeiro turno, Serra disparou no Sul, com 37% contra 21% de Lula. Mas seria derrotado pelo presidente no Sudeste (27% para o petista contra 24%). No Nordeste, onde nasceu o presidente e está concentrada parte significativa das ações sociais do governo, Lula também ficaria na frente (38% contra 35%).

Vitória tucana de Norte a Sul

Já na simulação de segundo turno, Serra vence o presidente Lula em todas as regiões do país, registrando novamente seu melhor desempenho no Sul: 51%, contra 26% de Lula. Serra venceria também no Sudeste (40% a 33%), região mais populosa do país, e até no Nordeste, embora registre ali sua menor vantagem (46% a 43%).

Na divisão dos entrevistados por renda familiar, Serra venceria no segundo turno em todas as faixas. Sua maior vantagem estaria no grupo das famílias com rendimentos mensais entre cinco e dez salários mínimos, onde teria 48% dos votos, contra 32% de Lula.

De acordo com a pesquisa, o voto do eleitor urbano favorece Lula. O petista apareceu, sempre no segundo turno, com 39% do total na capital, contra 35% de Serra, e 40% na periferia, contra 36% para o tucano. Mas perde no interior, que dá 49% dos votos para Serra, contra 32% para Lula.

Se a eleição no segundo turno fosse hoje, Lula só perderia para Serra. Venceria Garotinho (40% contra 31%) e Alckmin (42% contra 31%).